Entre os dias 2 e 5 de agosto, Mossoró se prepara para receber a 17ª edição da Feira do Livro de Mossoró (FLIM), um evento que tem como objetivo incentivar a leitura, promover a literatura e valorizar a cultura potiguar. A feira acontecerá no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e ocupará cerca de 1.000m² de área de exposição, utilizando instalações da Faculdade de Letras e Artes, Faculdade de Educação e FACEM.
A abertura oficial da FLIM, na quarta-feira, às 18h30, será marcada pela participação de José Antônio da Silva, conhecido como Mestre Concriz, considerado a maior representação viva da embolada de coco do Rio Grande do Norte. Mestre Concriz é um dos poucos representantes vivos desse gênero da cultura popular, trazendo toda sua mistura de ritmo, poesia e improviso.
Durante os quatro dias do evento, salas de aula serão transformadas em livrarias e locais de exposição de livros, enquanto os corredores e áreas verdes serão palcos para apresentações artísticas e culturais. A FLIM é reconhecida como uma das principais feiras de livros do Nordeste e contará com cerca de 15 expositores representando dezenas de editoras locais e nacionais.
O evento também contará com diversos autores convidados, que terão a oportunidade de lançar suas obras e interagir diretamente com o público. No Espaço do Autor, dez mesas serão utilizadas de forma rotativa pelos escritores para expor e comercializar seus livros.
A literatura e a poesia popular também terão grande destaque na FLIM. Os cordéis estarão presentes em todos os estandes e será montado um espaço exclusivo para a Academia Mossoroense de Literatura de Cordel, reunindo poetas da cidade e de todo o estado.
Dentre as atrações da programação, destaca-se Antônio Francisco, patrono da Feira do Livro, que realizará um recital poético na sexta-feira, 04, às 19h, na Tenda das Letras (montada na entrada da feira). Além disso, diversos poetas de diferentes municípios do Rio Grande do Norte se revezarão em recitais, enriquecendo a diversidade cultural do evento.
O coordenador da Feira do Livro de Mossoró, Rilder Medeiros, destaca a importância do evento para a valorização da cultura e arte potiguar: “São 17 anos valorizando a cultura, a literatura e a arte potiguar. Realizaremos uma feira diversificada e bastante atraente para o público, com uma rica programação cultural, que estimulará nossa produção cultural e prestigiará artistas, autores e editoras potiguares, potencializando a educação e a arte no Rio Grande do Norte”.
A FLIM oferecerá mais de 50 horas de programação cultural e literária gratuita, incluindo bate-papos com autores e artistas, lançamentos de livros, poesia, exposição, literatura infantil, contação de histórias, dança, teatro e música. O evento é uma oportunidade imperdível para os amantes da cultura e da leitura no estado.