in

O CAVALO SELADO PARA ALLYSON BEZERRA

Foto: Reprodução

Tenho cá com meus botões que nesta eleição de 2022 ao Governo do RN, o cavalo passou selado na frente do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade). Sim, é um exercício de futurologia, mas o faço embasado nos fatos e circunstâncias da atualidade política do RN. Allyson é a grande novidade da política estadual, sua trajetória política rápida e fulminante que lhe deu duas vitórias retumbantes num espaço de dois anos, contrariando todos os prognósticos e palpites, o alçou a uma condição diferenciada no cenário político do nosso Estado.

ESTÁ CHAMANDO A ATENÇÃO DO RN

Sabe aquele jogador que novinho aparece num time e come a bola, inicialmente todos olham para ver se é apenas um pequeno vendaval com que começa e termina logo, ou se é aquele atleta de DVD, só de melhores momentos, mas com o tempo, com um jogo consistente, cada vez mais experiente e mais bom de bola, todos começam a ter certeza que se trata de um atleta com um futuro brilhante pela frente. Penso que na política estadual é assim que muitos estão olhando para o prefeito de Mossoró, alguns ainda tentando achar que o garoto é mais um, outros torcendo para que se apague logo, mas de uma forma ou de outra, todos sabem que ali há algo diferente acontecendo.

ALEGRIA NAS PERNAS

Conheci Allyson Bezerra somente na eleição municipal de 2020. Foi quando passei a ter um olhar mais pesquisador sobre ele, curiosidade, buscando entender melhor seu perfil e sua estratégia. Ele passou como um raio por todos os adversários e ganhou a eleição. Foi aí que conheci um aspecto de Allyson que me chamou a atenção e penso que vai ser determinante nas próximas eleições em Mossoró e no Estado. Allyson é um político incansável, ama a política, faz campanha com “alegria nas pernas” como diria Luiz Felipe Scolari.

UMA IMAGEM EM CONSTRUÇÃO

Allyson gosta de estar com as pessoas, gosta de viver no meio do povo, tem empatia e carisma no trato com as pessoas. Outro detalhe é que consegue mostrar esse mesmo entusiasmo nas redes sociais. Durante a campanha municipal de 2020 ganhou de goleada dos seus adversários nas redes sociais. Com facilidade para expor o que pensa, linguagem simples, passou sua emoção, transpareceu verdadeiro. Ganhou simpatia e seguidores. Allyson é incansável, passa a sensação para os que o acompanham que não para nunca. Ele sempre quer mais, busca mais.

O ESPAÇO VAZIO QUE EXISTE NA POLÍTICA DO RN

Bom vamos voltar então ao meu argumento inicial de que o cavalo está passando selado para que Allyson Bezerra monte e dispute com chances o Governo do Estado. O leitor da coluna deve ter lido minha coluna da semana passada onde apontei que na sucessão estadual a governadora Fátima Bezerra aparecia com teto baixo e que dois terços do eleitorado estão analisando e desejando novas opções para apostar numa mudança. Porém, se ninguém confiável e preparado aparecer para conquistar o coração do eleitor, esse eleitor não terá problemas em votar em Fátima novamente, dando-lhe mais um mandato.

CHANCE DE REPETIR O FEITO

Penso que Allyson teria boas chances de repetir no Estado o que fez com a eleição de 2020 em Mossoró. É claro, existem algumas diferenças de realidade, não nego. O RN é mais amplo, mais diversificado, uma eleição estadual é bem diferente de uma disputa paroquial. Outra diferença é a necessidade de articulação maior com as lideranças regionais, os caciques municipais, etc. Alguns podem até estar pensando: que ingenuidade de Neto Queiroz achar que basta um palito de fósforo para se ter uma fogueira. Calma, amigo, me deixe explicar melhor o raciocínio que estou desenvolvendo.

A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO

O cavalo está selado e muito bem selado para Allyson Bezerra porque o eleitor potiguar está buscando alguém fora do curral, que seja confiável, preparado e equilibrado. Não basta apenas ser o “novo”, é preciso convencer como “novo”. Minha experiência é de assim como convenceu Mossoró, o prefeito tem método, estratégia, capacidade e disposição para convencer o Estado. E olhe que já tem como trunfo uma visibilidade que não tinha quando no anonimato completo se elegeu deputado estadual e na sequência fulminou o favoritismo de Rosalba em Mossoró. Allyson agora é o político que o Estado está vendo, olhando curioso. Não se consegue isso apenas com sorte.

O CAVALO É A “OPORTUNIDADE”

O leitor já sabe que vejo o eleitor do RN sedento por uma novidade. Tá todo mundo enxergando e querendo montar nesse cavalo chamado “oportunidade” que se apresenta em 2022. Fábio Dantas, Styvensson, todo mundo de espora no pé com montaria preparada. Pois, é em Allyson que enxergo a pessoa com maiores chances e melhor perfil para sentar no cavalo e chegar de galope na frente da disputa. Pode ser mero palpite, mas não tenho medo de expor o que penso. A diferença é que palpites geralmente chegam despojados de argumentos e racionalidade, não é o que estou fazendo aqui.

O PREFEITO TEM OUTROS PLANOS

O que preciso dizer para finalizar essa coluna é que esse ano o cavalo selado vai continuar sem a montaria certa. Allyson já deixou claro que esse não é esse seu plano. Ele quer cumprir o mandato integral, acha que tem um compromisso assumido com o povo de Mossoró e não é o momento de romper o compromisso. Vai encarar a eleição de outubro tendo como desafio o de garantir boa votação para seus candidatos em Mossoró e mostrar a sua força. Penso que tem um outro componente que impede o prefeito de voar sobre esse cavalo selado. Ele teria que renunciar e entregar a Prefeitura a um adversário. Isso pesa também, torna mais complicada a engenharia de um projeto dessa natureza.

O FUTURO É DE QUEM TEM CORAGEM

Embora não seja dessa vez, Allyson Bezerra ainda vai dar o que falar na política do RN. Estamos num momento político em que velhas lideranças estaduais vivem seu ocaso. É bem verdade que você olha as nuvens por um instante e baixa a cabeça e olha novamente e a realidade de antes já não é a mesma. Tudo muda. Nada impede que fatos novos surjam. Minha análise hoje é em cima dos fatos que tenho na mão para desenvolver esse arrazoado. Depois de duas vitórias espetaculares, de uma gestão com mais de 70% de aprovação e de um carisma que o aproxima cada vez mais do povo, anotem aí o nome de Allyson Bezerra, por favor.

Avatar photo

Postado por Neto Queiroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara de Mossoró aprova LDO de 2023 em 1º turno

Herança maldita: Prefeito Salomão Gomes pede parcelamento de quase R$ 1 milhão em débitos do Município de Felipe Guerra junto ao INSS