in

PARTIDOS ESCALAM SEUS TIMES PARA DISPUTA PROPORCIONAL

Imagem: Reprodução

Aos poucos os partidos começam a articulação final para a montagem das nominatas (relação de candidatos) para as disputas das vagas de deputado federal e deputado estadual no RN. Nq questão das vagas federais, pelos nomes já conhecidos até o momento, é possível projetar como ficarão estas vagas e quais são as nominatas mais fortes. Também é possível olhar para as sobras que vão definir os últimos que entrarão nas oito vagas disponíveis. Vou então fazer umas projeções sobre essas nominatas e tentar chegar a alguma conclusão sobre o potencial de cada uma. Sem pretensão de ser dono da verdade, nem de dar mero palpite, até mesmo porque os nomes podem mudar, será apenas uma análise com os dados atuais que disponho.

UNIÃO BRASIL ESTÁ ARRUMADINHO

Vamos começar pelo União Brasil que une o antigo DEM e o PSL. A nominata sugerida parece ser uma das mais fortes, com nomes como Carla Dickson, Benes Leocádio, Sandra Rosado, Paulinho Freire, Leonardo Rego, Sérgio Leocádio, Carol Pires (esposa de Ivan Júnior), entre outros. Esta deve ser uma das nominatas mais fortes, com certeza assegura uma das vagas e é entre as principais a que tem maiores probabilidades de fazer dois deputados.

O VELHO MDB E SUAS INCERTEZAS

O MDB vem com o ex-governador Garibaldi Alves como puxador de votos. Tenho ouvido análises distintas sobre o potencial de Garibaldi, alguns dizendo que vai ultrapassar os 100 mil votos, outros fazendo previsões mais negativas, citando-o na faixa dos 50 mil votos. Penso que Garibaldi deve sim ser bem votado, seja pela força do MDB nos municípios, seja pela herança histórica de Garibaldi como ex-governador e ex-senador. O restante da nominata deverá ter Dr. Pio, Kaline Amorim, a mãe do vereador Isaac da Casca – de Mossoró, Fabrício Torquato, entre outros. É possível que faça um deputado, mas precisa melhorar a nominata para ter mais segurança.

HENRIQUE É O PUXADOR DE VOTO NO PSB

O PSB do deputado federal Rafael Mota é uma incógnita. Quando Rafael ainda era pré-candidato a federal, junto com o ex-deputado Henrique Alves, tinha-se como certo que um dos dois seria eleito. Com a saída de Rafael para disputar o Senado, restou Henrique. A nominata ainda é completamente incerta, ouvi falar apenas de Tássia Veríssimo – esposa do ex-deputado estadual Carlos Augusto Maia. Mas ainda há tempo para a nominata se fortalecer, caso contrário, o PSB apenas com Henrique como puxador de votos, tende a não eleger nenhum.

AS TRÊS FORTES DO PL

Briga de cachorro grande teremos mesmo no Partido Liberal. Estão na disputa das vagas dois deputados federais de mandato, João Maia e General Girão e um ex-governador, Robinson Faria. Não conheço ainda o restante da nominata, penso que está havendo alguma dificuldade na busca dos nomes que devem servir como esteira de votos. O PL deve herdar muitos votos de legenda por conta de Bolsonaro na disputa presidencial com o número do PL. Com certeza os três puxadores de votos fazem uma vaga sem necessidade de esperar pelas sobras, e vai lutar por uma segunda vaga nas sobras, sendo possível que consiga.

O SOLIDARIEDADE E A FORÇA QUE VEM DE MOSSORÓ

Vamos agora abordar o Solidariedade. Os maiores puxadores de votos são Lawrence Amorim e Kelps Lima. O partido já tem nominata completa e trará nomes com bom potencial de votos, como a Professora Nilda de Parnamirim, vereadora Ana Paula, entre outros. O partido conta muito com os votos de Mossoró, através da força eleitoral do prefeito Allyson Bezerra – o principal expoente da sigla. A princípio o Solidariedade deverá ter votos suficientes para uma vaga e por ter uma boa nominata poderá aspirar uma segunda vaga.

A FEDERAÇÃO DA ESQUERDA POTIGUAR

A federação partidária formada pelo PT, PV e PCdoB, é mais uma nominata bastante forte para a disputa. Nomes como Natália Bonavides, Fernando Mineiro, Samanda Alves, entre outros, prometem dar densidade eleitoral a chapa. Essa é mais uma nominata que ocupa uma vaga com certeza, ultrapassando o quociente eleitoral, com boas chances de eleger o segundo, a exemplo do que citei sobre o União Brasil. Os pré-candidatos devem contabilizar ainda os muito votos de legenda por causa de Lula e Fátima que serão candidatos com o número 13.

O RISCO DO PP DE BETO ROSADO

Temos também o PP que é presidido no RN pelo deputado Beto Rosado, candidato à reeleição. A nominata tem bons nomes: Major Brilhante, Karla Veruzka,  Kerinho, Jerônimo do Sertão, Zé Lins, Mara Costa, Vavá de Parnamirim, entre outros. A situação do PP passa pela confirmação da nominata. Caso confirme o nome de Major Brilhante, que tem convites de outros partidos, uma vez que é militar e pode se filiar a qualquer partido até a data das convenções, aí o PP passa a ter maior chance de eleger um. Sem o Major Brilhante essa possibilidade diminui bastante.

NÃO ESQUEÇAM DO REPUBLICANOS

Por fim, quero analisar a situação do Republicanos.  A nominata atual tem como destaques o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, marido da senadora Zenaide Maia. E tem também a ex-deputada estadual Márcia Maia e Victor Hugo –  filho de Abraão Lincoln – formando uma nominata ainda à espera de mais nomes. Dependendo dos novos nomes, pode lutar por uma vaga, mas atualmente enfrenta dificuldades.

QUATRO VAGAS ESTÃO CERTAS

Temos então com pelo menos uma vaga certa as nominatas do PL, União Brasil, Solidariedade e a federação PT, PV e PCdoB. Só aí já são quatro vagas. As outras quatro vagas restantes estão com disputa em aberto, tanto pelas sobras de União Brasil, PT e Solidariedade, como pelas possíveis votações que serão obtidas pelo PP, MDB, PSB e Republicanos. Essa é a projeção de momento.

Avatar photo

Written by Neto Queiroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bolsa Família vs Auxílio Brasil – Boletim Coppolla n° 076

Donos de bares e restaurantes esperam por melhores vendas no mês junino