A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) está promovendo, desde a última terça-feira (16), o seu 9º Fórum Nacional Extraordinário. O evento acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A secretária municipal de Educação de Mossoró, professora Hubeônia Alencar, participa da programação, que segue até esta sexta-feira (19).
O Fórum reúne mais de 1,3 mil participantes de todo o Brasil, que acompanham uma série de atividades com o tema “A efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação”. Além do espaço principal, onde são realizadas as palestras, conferências e mesas-redondas, o evento conta com estandes, onde os participantes têm a oportunidade de conhecer a plataforma Conviva Educação e a estratégia Busca Ativa Escolar.
Os dirigentes municipais também recebem atendimento institucional individualizado de técnicos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conhecendo iniciativas de parceiros da Undime e materiais de empresas credenciadas a expor no local.
“É uma oportunidade única, quando nos reunimos, durante esta semana, gestores educacionais de todo o país, para discutirmos políticas públicas para a educação. Além dos debates oportunizados pela programação do evento, temos a chance de também interagirmos com os principais setores dos órgãos federais responsáveis pelo financiamento da educação pública, além de instituições outras que promovem programas educacionais. Está sendo uma semana de aprendizagens, partilhas e esclarecimentos”, destacou Hubeônia Alencar.
Na programação, estão sendo discutidos também pontos como a valorização dos profissionais da educação; políticas e programas do governo federal; o acolhimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais; critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades no âmbito do Fundeb e o trabalho pedagógico no processo de alfabetização de crianças.
Os participantes debatem ainda a formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais; o uso das tecnologias na educação; os desafios e demandas para o próximo Plano Nacional de Educação; avaliação diagnóstica e a oferta de atividades de recomposição/recuperação de aprendizagem.
Nesta sexta (19), o evento será encerrado com o lançamento dos resultados da 8ª onda da pesquisa sobre oferta da educação na pandemia, palestra abordando o relatório da comissão internacional sobre os futuros da educação, entre outras atividades.