Enquanto o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) se manteve estável com 36% e o ex-presidente Lula (PT) oscilou negativamente, no limite da margem de erro, caindo de 45% para 43% na nova pesquisa BTG/FSB, divulgada nesta segunda-feira (29/08), Ciro Gomes (PDT) cresceu 3 pontos percentuais de acordo com o levantamento, subindo de 6% para 9% e, Simone Tebet (MDB), aparece com 4%, 1 ponto percentual a mais do que tinha na pesquisa anterior. Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS) seguem com 1%, enquanto os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos não foram citados e não sabem/não responderam somam 3%.
Os números da pesquisa BTG/FSB reforçam o que vinha sendo captado por outros institutos: é cada dia menos provável que a disputa para a Presidência da República seja decidida no primeiro turno. Enquanto Lula tem 43%, adversários já somam 51% em um cenário onde indecisos são apenas 3%.
O bom desempenho de Ciro e Tebet frente ao mal desempenho de Lula e Bolsonaro no primeiro debate presidencial, realizado na noite de ontem pela Band e outros veículos, é outro fator que deve afastar ainda mais a possibilidade de vitória de Lula no dia 2 de outubro, haja vista que pode resultar em mais crescimento para o pedetista e a emdebista.
No iminente segundo turno, o antipetismo e o histórico de corrupção dos governos petistas serão grandes aliados do presidente Bolsonaro e trarão pesadelos e incerteza para Lula.
Dados
O levantamento BTG/FSB foi realizado entre sexta-feira (26) e domingo (28), com 2 mil eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e a pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-08934/2022.