Em pelo menos onze municípios do litoral de Pernambuco foram encontrados, no último domingo 28, fragmentos de óleo. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) confirmou que resquícios do óleo também chegou em alguns pontos do litoral Paraibano. As informações são do G1.
De acordo com o portal, no sábado 27 o monitoramento foi iniciado mas já na sexta 26 a secretaria comunicou que tinha se certificado do aparecimento do óleo nas orlas de quatro municípios e inspecionaria o caso em uma quinta cidade do estado. Ambientalistas analisaram vestígios foram coletados próximo ao Porto de Galinhas, em Ipojuca, e concluíram que o material que apareceu em 2022 seria diferente do óleo recolhido em 2019.
Os municípios com a presença do óleo:
– Sirinhaém;
– Jaboatão dos Guararapes;
– Cabo de Santo Agostinho;
– Recife;
– Olinda;
– Paulista;
– Igarassu;
– Itamaracá;
– Goiana;
– Ipojuca;
– Tamandaré.
Caso de aparecimento de óleo nas praias do RN em 2019
Em 2019, o Rio Grande do Norte registrou a chegada de manchas de óleo em seu litoral, na época estes casos se tornou-se no maior desastre de vazamento de óleo no país. Pelo menos 43 localidades, distribuídas em 14 municípios da costa potiguar, foram afetadas. No Brasil, 130 municípios foram atingidos a partir do final de agosto, sendo em nove estados do Nordeste e dois do Sudeste.
Segundo um levantamento das autoridades estaduais, 34 toneladas de óleo foram recolhidas das praias do RN. A biodiversidade foi afetada e 15 animais, sendo 14 tartarugas e uma ave atingidas pelo óleo, foram resgatadas na época, cinco delas sobreviveram. Casos de intoxicação humana não foram registrados pelo sistema de saúde do estado.
Agora RN