Nesta segunda-feira (5), candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, que estão ranqueados até o 4º lugar na pesquisa TN/Difusora/Consult, divulgada pelo Sistema Tribuna na terça-feira, 30 de agosto, deverão estar reunidos no debate que será promovido pelo Sistema Tribuna de Comunicação, com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio).
O evento acontece entre 18h e 20h, no hotel Barreira Roxa e será transmitido integralmente em todos os veículos do Sistema: Rádio Jovem Pan News Natal (93,5 FM), Portal TN Online, canais do YouTube e redes sociais, além da cobertura na edição impressa da terça-feira (6).
O debate será mediado pela jornalista Virgínia Coelli, âncora do Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal e contará com a participação de jornalistas do Sistema Tribuna. A proposta, segundo o diretor da Rádio, Erasmo Magno, é oferecer um debate propositivo. “Temos o objetivo específico de levar para nossa audiência, para os ouvintes da Jovem Pan News Natal, dos leitores da Tribuna do Norte e do TN Online, dos seguidores das redes sociais, o que os candidatos ao governo pensam para o futuro do desenvolvimento econômico do estado. Quais as propostas que têm para alavancar a geração de emprego, a melhoria da infraestrutura e de geração de riqueza e renda”, frisou ele.
Contudo, não ficarão de fora temas que são pilares na administração pública. “Não podemos desvincular o desenvolvimento econômico da saúde, da segurança, da educação e da geração de emprego, porque depende de melhorias nessas áreas”, pontua Erasmo.
Além disso, meio ambiente, políticas públicas para fomentar os setores econômicos como o turismo, o comércio, energias renováveis e construção civil também devem entrar na pauta das discussões.
Os quatro candidatos melhores colocados na pesquisa foram convidados e está confirmada a presença de Clorisa Linhares (PMB), Fábio Dantas (SD) e Styvenson Valentim (Podemos). A assessoria da governadora Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição, sinalizou a possibilidade de sua participação, mas ainda não havia confirmado a presença dela até a última sexta-feira (2), e concordou com o prosseguimento da definição dos termos do debate.
A posição dos candidatos no estúdio foi definida por sorteio na primeira reunião, com a presença dos assessores de comunicação. Os candidatos que não comparecerem terão o lugar vago no estúdio e o motivo, se for informado pelo candidato à organização do debate, será anunciado a cada bloco pelo âncora, evidenciando assim a ausência.
Todas as regras foram repassadas às assessorias de cada campanha que concordaram com os termos propostos e garantiram o cumprimento do regulamento por seus respectivos candidatos. “As pessoas precisam conhecer melhor as propostas para o jogo ficar mais equalizado”, disse o representante da candidata Clorisa Linhares, Rodrigo Bezerra, sobre a possibilidade que o debate trará.
A credibilidade dos veículos do Sistema Tribuna foi outro ponto destacado pelos assessores das campanhas. “Será importante para a discussão de ideias, e acho que a gente pode avançar com esse debate promovido pelo Sistema Tribuna de Comunicação”, declarou Rudimar Ramon, que assessora o candidato Fábio Dantas.
“Faltando só um mês para a eleição, é importante ter esse momento num veículo de comunicação tão forte como a Tribuna do Norte juntamente com a Jovem Pan News e suas redes sociais”, pontuou Armanda Lima, da campanha do senador Styvenson Valentim.
O debate terá cinco blocos de aproximadamente 20 minutos cada, com rodadas de sabatina, bem como entre os candidatos e começará com a apresentação de cada candidato. Os questionamentos devem ser focados no plano de Governo proposto por cada um.
A ordem de cada ação será definida por sorteio. No primeiro bloco, os jornalistas farão perguntas aos candidatos que indicarão previamente qual adversário deverá comentar sua resposta. O segundo bloco será para que cada candidato escolha outro para questionar, com direito a réplica.
Para o terceiro bloco estão previstas perguntas de entidades convidadas aos candidatos. No quarto bloco os candidatos perguntam entre si, através de sorteio de quem responde e do tema da pergunta. Não será permitida a apresentação de documentos ou fotos para comprovar qualquer tese desenvolvida pelos candidatos durante o debate.
Por fim, o quinto bloco será para o encerramento, também por sorteio, com as considerações finais de cada candidato.