Há mais ou menos sete meses Matheus Bezerra, 26 anos, se despediu da família e deixou Mossoró rumo a São Paulo. A mudança aconteceu depois de o mossoroense se destacar no universo gamer, e se tornar criador de conteúdo da área.
Nas redes e nas lives que faz na plataforma Twitch, Matheus é conhecido como Xarola. Desde de criança ele já gostava de jogar videogame, começou no antigo Nintendo e acompanhou a evolução dos jogos. A brincadeira ficou séria em abril do ano passado, quando Xarola resolveu se arriscar e fez sua primeira transmissão de jogo. Foi a partir dali que ele começou a ver que o hobby do mundo virtual poderia se tornar seu trabalho no mundo real.
“Eu jogo desde criança. Meu primeiro videogame foi um Nintendo, fui do tempo de Lan House. Sempre joguei, mas de ver como trabalho, foi no dia 10 de abril do ano passado, minhas primeira live. Desde lá nunca parei”, conta Xarola.
O trabalho de Xarola é focado na produção de conteúdo de entretenimento. Ele passa de 8h a 12h por dia jogando e transmitindo as partidas para as pessoas assistirem online pela Twitch. Hoje o streamer já soma mais de 16 mil seguidores no Instagram, além de suas contas no Twitter, Tik Tok e de Podcast.Com a audiência Xarola conseguiu inclusive arrecadar dinheiro para ajudar pessoas desabrigadas que sofreram com as chuvas no estado de Pernambuco em maio deste ano. A live beneficente durou 24h e conseguiu arrecadar R$ 10 mil.
“Como eu cresci muito e vi que tinha muita responsabilidade nas mãos, esse ano na crise de chuvas de Pernambuco, fiz uma live especial beneficente, pra arrecadar fundos e ajudar as pessoas que estavam sem casa e comida. Foi um dia inteiro de live, 24 horas, onde arrecadamos R$ 10 mil”.
“DO RN PARA O MUNDO”
A decisão de se mudar e permanecer em São Paulo foi difícil, mas necessária. A capital paulista reúne grandes eventos e também as maiores oportunidades do ramo. “São Paulo é onde tem os maiores eventos de games, onde estão todas as pessoas do cenário. Eu não tinha interesse em me mudar, pois sou muito apegado ao Nordeste, mas surgiu a oportunidade da Vivo Keyd, e eu vim para expandir meus ares”, explica o gamer.
Neste ano ele já participou do BGS, maior evento de games da América Latina e do LCQ, um dos maiores campeonatos de Valorant do Brasil. Atualmente as lives do mossoroense chegam a atingir até 2500 pessoas simultaneamente, e ele vive exclusivamente do trabalho da internet. A família, que antes não conseguia entender o trabalho de Xarola, hoje apoia e participa da carreira do streaming.
“No início eu não tive apoio, porque minha família não entendia. Mas depois que eu vim pra São Paulo, e parar de depender deles financeiramente, eles começaram a entender. Hoje eles entendem e estão por dentro dos meus trabalhos e projetos”, diz Xarola.
PRÓXIMAS FASES
Para quem é do nordeste e curte o universo gamer, Xarola se tornou uma referência. O streaming conta que vários jogadores de Mossoró costumam assistir as lives e se inspirar nele. “Eles falam que é muito bom ver uma pessoa de Mossoró chegar onde eu cheguei. No Valorant [o jogo] não tem nenhum nordestino no topo, então eles falam que querem me conhecer pessoalmente […] A galera fica muito feliz em ver onde eu cheguei”.
Há cerca de um mês Xarola decidiu sair da Vivo Keyd e seguir a carreira sozinho por enquanto. Para as próximas fases a meta é continuar continuar crescendo, tanto como streamer quanto como influencer.
“Meus planos pro futuro são entrar em outra organização, crescer ainda mais, ajudar mais ainda minha região, e ser o maior de todos”, fala Xarola.
TCM Notícia