O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, de 76 anos, vai iniciar a corrida pela indicação presidencial republicana de 2024 nesta terça-feira (15), embora as últimas pesquisas apontem que o governador da Flórida, Ron DeSantis, desponta como o favorito dos eleitores. “Espero que hoje seja um dos dias mais importantes da história do nosso país!”, escreveu Trump na rede social Thruth nas primeiras horas desta terça.
Trump convocou a imprensa para testemunhar um “anúncio importante”, muito provavelmente sobre sua intenção de concorrer novamente à presidência dos EUA, em sua mansão em Palm Beach, no sudeste da Flórida. Nesse caso, se tornará o primeiro político a revelar suas intenções antes das eleições presidenciais de 2024. O anúncio de Trump está agendado para ocorrer às 21h no horário local (23h no horário de Brasília).
Analistas políticos enxergam na estratégia de Trump o desejo de afastar potenciais rivais republicanos. No entanto, outros nomes começam a ganhar força no campo republicano, como o próprio governador DeSantis e o ex-vice-presidente Mike Pence, ambos ex-aliados de Trump, que agora os considera traidores por diferentes motivos.
Uma pesquisa de uma organização conservadora que busca abolir impostos, Club for Growth, com eleitores em vários estados, mostra que estes escolheriam DeSantis em um duelo com Trump pela indicação presidencial republicana.
O portal “Florida Politics” publicou nesta terça os resultados dessa pesquisa na Flórida, na Geórgia, em Iowa e em New Hampshire, que mostram que DeSantis superaria Trump em intenções de voto se fossem as opções nas primárias republicanas.
Na Flórida, DeSantis tem 56% de preferência e Trump, 30%,enquanto na Geórgia o resultado é de 55% contra 35%, em New Hampshire, 52% contra 37%, e em Iowa, 48% contra 37%.
No Texas, uma pesquisa da CWS Research sobre as intenções de voto de potenciais candidatos nas primárias mostra DeSantis à frente, com 43% de apoio em comparação com 32% do ex-presidente, segundo o “Florida Politics”.
Mesmo em pesquisas nacionais, ainda de acordo com o portal, o governador da Flórida está à frente do ex-inquilino da Casa Branca, como em uma do YouGov na qual aparece com sete pontos de vantagem.
Embora não tenha confirmado, DeSantis, que acaba de ser reeleito governador por mais quatro anos, deu sinais de que suas ambições políticas não se limitam à Flórida.
A vitória com 59% dos votos sobre o democrata Charlie Crist e a liderança republicana nas posições mais importantes em jogo nas eleições de meio de mandato da Flórida reforçou DeSantis como a estrela em ascensão no Partido Republicano.
Trump enfrenta problemas com a Justiça americana
Donald Trump buscará a indicação de seu partido mesmo que enfrente problemas em várias frentes, incluindo uma investigação criminal sobre a remoção de documentos confidenciais da Casa Branca, bem como uma intimação do Congresso relacionada ao seu papel no ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 perpetrado por seus apoiadores. Trump chamou as várias investigações que enfrenta por motivos políticos e nega irregularidades.
Ele busca manter um controle de ferro sobre o Partido Republicano desde que deixou o cargo e persiste em fazer falsas alegações de que a eleição de 2020, perdida para Biden, foi fraudada.
Trump tenta se tornar apenas o segundo presidente dos EUA na história a cumprir mandatos não consecutivos, depois de Grover Cleveland, cujo segundo mandato terminou em 1897.
Gazeta do Povo