Com a chegada do período de veraneio, onde a Costa Branca potiguar, especialmente o município de Tibau, recebe milhares de pessoas, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), instalará uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na cidade de Tibau. O convênio, para viabilidade da unidade, foi assinado nesta terça-feira (20), pelos prefeitos de Mossoró, Tibau e Grossos.
A cooperação garantirá maior assistência em saúde à população e visitantes que têm como destino a cidade litorânea de Tibau. De acordo com o documento, a base central do SAMU será instalada na Unidade de Saúde Santa Terezinha, no centro de Tibau. Já o ponto de apoio móvel ficará na comunidade Gado Bravo. Além de Tibau, a unidade de assistência prestará apoio ao município de Grossos.
Durante a solenidade de assinatura, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, realçou a importância da parceria entre os municípios. “A população de Mossoró, neste período de veraneio, se desloca para a Costa Branca. A gente atento a isso, fizemos um trabalho em conjunto com Grossos e Tibau, no sentido de formular um convênio para instalação da base do SAMU. Estamos felizes em oportunizar à população mossoroense esse importante serviço de assistência”, disse.
Além da unidade do SAMU, a Prefeitura de Mossoró disponibilizará os profissionais de saúde para o pleno atendimento. Já os municípios de Tibau e Grossos ficarão responsáveis pela manutenção do serviço, disponibilizando a alimentação e hospedagem dos servidores. Os gestores dos municípios de Tibau e Grossos reconheceram e agradeceram a iniciativa do convênio.
“Primeiramente agradecer essa parceria tão importante para a população. Nossa cidade, no período de veraneio, passa de 5 mil para mais de 100 mil pessoas. Portanto, importante demais a base do SAMU para Tibau, pois dá mais segurança à nossa população e aos visitantes”, disse Lidiane Marques, prefeita do município de Tibau.
Cinthia Sonale, gestora do município de Grossos, reconheceu e parabenizou a iniciativa dos munícipes na qual possibilitará a implantação da base de atendimento, na promoção à saúde e bem-estar da população. “Queria agradecer a sensibilidade dos prefeitos nessa grande conquista. Então, parabéns, quem ganha realmente com isso é a população, pois terá uma assistência maior de qualidade, com a base do SAMU instalada”, comentou.
A base de assistência iniciará seu funcionamento na próxima sexta-feira (23), seguindo com atendimento até fevereiro de 2023. A unidade vai operar em caráter especial, das 19h da sexta-feira até as 7h da segunda-feira. Os casos ambulatoriais serão encaminhados à Unidade de Saúde de Tibau. Já o paciente que precisar de atendimento especializado a base promoverá a regulação para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) ou para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Mossoró.
“Durante o veraneio, existe essa preferência por Tibau, portanto essa cooperação da unidade descentralizada do SAMU, com ponto de apoio em Gado Bravo, promove a assistência em saúde, inclusive com profissionais capacitados. Vamos estar em todos finais de semana: sexta, sábado e domingo. Então, será um período de grande assistência para a região da Costa Branca”, detalhou Morgana Dantas, secretária de Saúde de Mossoró.
As equipes do SAMU poderão ser acionadas através da linha exclusiva de emergência, por meio do número (84) 9 8639-4995. O atendimento funcionará 24h por dia no fim de semana, dentro do quadro de horários de sexta-feira a segunda-feira.
Fotos: Célio Duarte (Secom/PMM)