O Programa Vida no Trânsito (PVT), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fez balanço das atividades realizadas durante o ano de 2022. Entre elas, estão participações em campanhas nacionais voltadas ao trânsito, visitas técnicas, internas, reuniões on-line e presenciais, além de capacitações.
Durante a campanha nacional no calendário de atividades para prevenção de acidentes no trânsito o PVT conseguiu trabalhar bem mais efetivamente nos meses de maio, em virtude da campanha “Maio Amarelo”, e em setembro na “Semana Nacional do Trânsito”. Em novembro, outro destaque foi a participação no “Dia mundial em memória das vítimas de acidentes e lesões no trânsito”.
“Foi um ano em que conseguimos realizar vários momentos de fortalecimento dos parceiros que integram o PVT e no decorrer do ano vários eventos, encontros e planejamentos foram efetivados dentro do Programa Vida no Trânsito”, disse Ana Leine, coordenadora do programa na SMS.
No decorrer do ano o PVT realizou 39 visitas técnicas, que são visitas fora da instituição. Elas tinham o intuito de socializar o objetivo do programa, bem como fomentar a intersetorialidade que o programa possui. Houve ainda 54 visitas internas dentro da própria Secretaria de Saúde. O objetivo era integrar outros setores a participar de atividades relativas à prevenção de acidentes.
O PVT também realizou neste ano 26 reuniões on-line. Segundo Ana Leine, essas reuniões foram importantes para a integração com setores do PVT municipal. “Em alguns momentos que precisávamos, como equipe, socializar e discutir pautas”, explicou. Também teve reuniões específicas com o PVT estadual e as equipes do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) e PRF (Polícia Rodoviária Federal).
“Neste caso da PRF participamos da Consulta Pública realizada em Mossoró no mês de novembro unindo vários municípios da Região Oeste. Ela teve o objetivo de publicizar o PNATRANS, que é o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Ele precisa ser levado a conhecimento da população para que se apropriando desse plano consigamos reduzir em 10 anos 50% das mortes e lesões no trânsito”.
O PVT também participou de 39 eventos, 4 capacitações, além de 17 eventos com vários parceiros como a PRF, CIPRE, SAMU, SESDEM, entre outros. “Neste ano de 2022, o PVT buscou estar presente nos eventos que traziam a pauta da segurança no trânsito”, ressaltou Ana Leine.
“O ano de 2022 foi bastante produtivo para o PVT. Conseguimos agregar os parceiros nas reuniões e nas campanhas que são propostas pelo Governo Federal, que este ano é JUNTOS SALVAMOS VIDAS. Pudemos dar passos mais firmes e acredito que com o planejamento que faremos para o ano vindouro possamos aumentar nossas atividades e conseguir nosso maior objetivo que é reduzir o número de acidentes e lesões no trânsito”, finalizou.