O deputado estadual Adjuto Dias (MDB), filho do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), poderá disputar a prefeitura de Caicó em 2024. Álvaro é detentor de grande liderança política naquela cidade. Antes de comandar a gestão da capital potiguar, foi parlamentar estadual e federal, tendo Caicó como seu principal reduto eleitoral. Para além da tradição da sua família na política caicoense, tanto através da Assembleia Legislativa do RN (que inclusive já foi presidida por ele) quanto como deputado federal, Álvaro já prestou muitos serviços ao povo caicoense. Assim, a candidatura de Adjuto a prefeito daquela cidade seria algo natural e de se esperar. Álvaro e Adjuto têm história política vitoriosa e, isto vindo acontecer, poderá ter como vice o Rodney Maia, irmão de um jurista renomado da região, o Robson Maia, por sua vez sobrinho do deputado federal João Maia. É o tabuleiro político para 2024 sendo montado por lá. Voltaremos com mais detalhes em dias futuros. Muita coisa há de vir daqui por diante.
ELEIÇÕES 2024
Começam as articulações para este pleito em todas as cidades do Estado e já se é possível diariamente ler comentários a este respeito, nos blogs da região, acerca de quem poderá vir a ser candidato. Algo muito normal. O certo é que nas cidades de maior porte as articulações são bem mais fechadas e planejadas, haja vista existir uma demanda elevada de postulantes aos cargos de prefeito e vereadores. Muitas opções ao eleitor.
PAU DOS FERROS
Já noticiamos aqui neste portal, que a prefeita Mariana Almeida, mesmo estando fazendo uma boa gestão não terá vida fácil pela frente. Comenta-se que o deputado Getúlio Rêgo, não tendo galgado reeleição para a ALRN em 2022, poderá ser o candidato para enfrentar a atual gestora pauferrense. Mariana derrotou o filho de Getúlio em 2020, o ex-prefeito Leonardo Rêgo. Uma campanha que promete ser das mais acirradas, por que Getúlio têm grande capital de seguidores na conhecida ‘Princesinha do Oeste’.
APODI
Município administrado pelo prefeito Alan Silveira, segundo mandato, e ele já prepara um nome para enfrentar a oposição, também começando a se organizar. E com certeza virá forte, pois seus antagonistas deverão ter o comando do deputado Neilton Diógenes. E o prefeito irá trabalhar o nome de Luciano Moura, seu chefe de gabinete, casado com uma prima sua e pessoa de extrema confiança.É desta forma que as coisas tendem a acontecer por lá.
UMARIZAL
Naquela cidade, não se tem conhecimento de alguém da oposição para enfrentar a boa gestão que faz o prefeito Raimundo Pezão. Desde seu primeiro dia como prefeito, tem pregado bom ritmo de administrar, sem ver a cor partidária. Isto tem lhe credenciado a ter uma aprovação acima do normal e dificilmente aparecerá um nome para lhe fazer frente. Caminha assim o ‘Pezão’ para ter uma reeleição com muita tranqüilidade.
GIVAGO BARRETO
Em Caraúbas, o grupo dos ‘Alves’, liderado pelos irmãos Juninho Alves e Eugenio Alves, já tem o nome definido. Givago Barreto. Atual vereador daquele município, ele é filho do ex-prefeito Eugênio. Com um projeto puramente familiar, vão continuar administrando Caraúbas, tendo em vista que a oposição de lá está bastante fragilizada e não se vê um nome para enfrentar o candidato da situação. Para falar a verdade, Juninho tem realizado uma grande administração.
GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO
Lá o prefeito Artur Vale também se movimenta com muita tranqüilidade. Os ‘Vales’ em si, já são donos de um grande capital eleitoral. E o atual chefe do executivo tem realizado até aqui, um mandato dos mais bem avaliados. Daí qualificá-lo. Já na oposição, continua o esperneio com relação à eleição da mesa diretora da Câmara Municipal. Mas não passou de um balão de ensaio e pelo visto o presidente Adonias Melo continua na base do poder municipal.
JANDUÍS
O vereador Jozenildo Morais vem trabalhando na montagem de um grupo de oposição tentando viabilizar seu nome para enfrentar o prefeito Salomão Gurgel até então tido como uma grande liderança. Já administrou o município por várias vezes e sempre conseguiu eleger seu sucessor. Salvo o engano, ele perdeu apenas uma vez quando candidatou a sua esposa, que foi suplantada por Lígia Saldanha.
SALOMÃO GURGEL
Parte agora para sua reeleição e, de acordo com observadores políticos janduienses, ele poderá ter um grupo oposicionista bem organizado para lhe enfrentar e buscar assim uma vitória. O vereador Josenildo Morais já está no seu 5º mandato e tem uma larga folha de serviços prestados à população daquele município médiooesteano. É mais uma localidade onde as eleições devem acontecer sob clima acirrado, mas politicamente.
NATAL
Uma enxurrada de candidatos já se manifesta neste sentido, o de concorrer às eleições de 2024. Fala-se no deputado federal Paulinho Freire, que assume uma cadeira na Câmara Federal em 1º de fevereiro pela primeira vez, a contar com a simpatia do prefeito da capital, Álvaro Dias. Tem também a deputada federal Natália Bonavides, notadamente abonada pela militância petista que tem à frente a governadora Fátima Bezerra.
NATAL II
O deputado federal Rafael Motta, a partir de fevereiro sem mandato, também estaria no páreo, até para a sobrevivência política dele. Aparece também, o jornalista, âncora de programa com enorme audiência no rádio potiguar, o Bruno Giovanni, do Blog do BG, o mais lido e comentado no RN. Ele tem manifestado esse interesse. Nesta quinta-feira, 12, já foi visto em um restaurante famoso de Natal, almoçando com o senador Styvenson Valentim.
SOUZA NETO
O deputado Souza Neto, de Areia Branca, hoje a maior liderança do município, em 31 de janeiro encerra seu mandato como parlamentar estadual. Voltou a ter residência fixa naquela cidade e exercer a sua função de servidor do INSS. Continua, com certeza, a fazer oposição, ainda mais acirrada, à atual prefeita Iraneide Rebouças, podendo até ser o candidato de oposição em 2024. Enfrentaria o médico Bruno Filho, hoje vice-prefeito e, assim como Souza, também administrou aquele município durante 8 anos. O Souza é daqueles que faz política 24 horas por dia e conhece Areia Branca como ninguém. É de invejável liderança e, indo para a disputa, se consagra como forte candidato a retomar o poder por ele exercido duas vezes como prefeito. Também foi vice-prefeito, de Bruno Filho, por dois mandatos e, some-se a isto uma passagem de 4 anos pela Câmara Municipal de Vereadores. Tem histórico.