A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta sexta-feira (14) que o governo deve apresentar o Plano Plurianual (PPA) “mais participativo da história”. O PPA é um planejamento de médio prazo para orientar as políticas públicas nos próximos anos. Tebet disse que pretende visitar todas as capitais entre maio e junho para contar a participação dos estados e representantes da sociedade civil.
“Nesses 100 dias, tivemos de projetar o futuro e preparar um PPA, que se torna público a partir da semana que vem. Vamos percorrer o Brasil em maio e junho, vamos entrar em todas as capitais do país. Vai ser o PPA mais participativo da história”, disse a ministra, informou o portal Metrópoles.
Tebet disse ainda que no segundo semestre o ministério deve fazer o planejamento de longo prazo, com objetivos até 2040. A ministra participou do lançamento da Agenda Brasil 2034, documento elaborado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Talvez seja a minha grande missão: mudar a cultura da administração pública. Nenhuma empresa anda sem planejamento estratégico. Se não planejar e colocar na ponta do lápis, não tem como competir dentro e fora do Brasil. O Brasil não tem a cultura do planejamento estratégico”, acrescentou.
Gazeta do Povo