A SpaceX lançou, nesta quinta-feira, 20, o foguete mais poderoso já construído: o Starship. No entanto, no voo teste a nave explodiu pouco depois de deixar a base no Texas, nos Estados Unidos.
Uma transmissão realizada ao vivo feita pela SpaceX mostrou o momento da decolagem do foguete. Ele deixou a torre de lançamento enquanto os 33 motores do propulsor ganhavam vida em uma bola de chamas e nuvens ondulantes de exaustão e vapor d’água. Cinco motores falharam no lançamento.
Quatro minutos depois da decolagem, o foguete explodiu no ar — ele estava a 30 quilômetros de altitude. Ainda não há informações sobre o que gerou a explosão, mas a SpaceX afirmou que houve uma separação imprevista. Mesmo assim, a decolagem foi considerada um sucesso.
A empresa ressaltou, durante a transmissão, que o objetivo do teste era possibilitar que o foguete saísse da base de lançamento.
“A Starship acabou de passar pelo que chamamos de uma rápida desmontagem não planejada”, escreveu a empresa no Twitter. “Em um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship.”
No Twitter, Elon Musk, dono da SpaceX, parabenizou a equipe e confirmou que a companhia deve tentar um novo teste em “alguns meses”.
Veja o momento do lançamento
Revista Oeste