Vítima dos ataques criminosos registrados no Rio Grande do Norte no mês de março, o mossoroense Marcos César assistiu a sua caçamba, único meio de trabalho, pegar fogo. Na última semana, a história dele teve um final feliz. Graças a doações vindas de todos o Brasil, Marcos conseguiu comprar uma nova caçamba e agora se prepara para voltar ao serviço. “Só Jesus que paga isso ai! Todo mundo que me ajudou, Deus abençoe. Se eu pudesse dava um abraço em todo mundo”, disse Marcos ao Jornalismo TCM.
A história do caminhoneiro ganhou repercussão através do Jornalismo TCM. O carro dele foi um dos oito veículos incendiados em Mossoró na manhã do dia 14 de março. A caçamba que havia sido comprada há dois anos era o meio de trabalho do motorista. A imagem registrada pelo Jornalismo TCM do motorista agachado observando seu caminhão pegar fogo viralizou nas redes sociais.
O registrou comoveu toda a comunidade, empresários, além do projeto Razões Para Acreditar iniciaram campanhas e fizeram vaquinha online para reunir o dinheiro e permitir que Marcos César pudesse comprar uma nova caçamba e voltar a trabalhar. O desfecho da história emociona o caminhoneiro, que sentiu a empatia do próximo. De acordo com ele, se não fosse a mobilização das pessoas e a campanha, ele não teria como recomeçar. “Se não fosse o povo me ajudar, eu não tinha mais não. As coisas estão muito difíceis, é muito caro um caminhão, eu não teria como comprar do zero”, fala o caminhoneiro.
Para o jornalista Vonúvio Praxedes, que publicou a foto de Marcos César pela primeira vez nas redes, a força da internet somada ao jornalismo profissional fizeram a diferença nessa história. “A gente consegue perceber o potencial da internet para ajudar quem precisa. Para além disso, a responsabilidade do jornalismo sério que está atento às demandas da população, da sociedade. A foto repercutiu por todo o Brasil e agora a gente está vendo o resultado”.
Artêmio Carlos foi um dos empresário envolvido nas campanhas de arrecadação de dinheiro para a compra do caminhão disse se sentir grato pelo resultado positivo do movimento. “O sentimento é de gratidão. Que a gente possa usar a nossa influência, nossa força, e o nosso amor ao próximo para que outras campanhas possam ter esse resultado”, falou Artêmio.
Além dele, o empresário Fausto Calixto também tomou conhecido da história do caminhoneiro e quis ajudar. Juntamente com o Razões Para Acreditar o natalense deu início à vaquinha online que arrecadou pouco mais de R$ 190 mil, com doações de todo o país. “A meta não foi alcançada? Foi sim! O objetivo era conseguir comprar o caminhão, e hoje está ai, Seu Marcos com um caminhão, está feliz, e todos nós nos alegramos com a sua felicidade”, relatou o empresário.
Marcos César agora se prepara para retornar ao trabalho. Agachado olhando o veículo novo, ele se emociona com a possibilidade de um recomeçar. Tudo fruto da bondade do próximo. “É um sonho realizado da minha vida. Eu não conheço quem me ajudou, mas eu agradeço de coração!”.
TCM Notícia