No terceiro dia consecutivo de greve da saúde estadual, os trabalhadores da saúde do Rio Grande do Norte se uniram aos servidores do Detran-RN, também em greve, para um ato público em frente à Governadoria na manhã desta sexta-feira (21). Com faixas, cartazes e gritos de ordem, os manifestantes reivindicaram ao Governo a atenção para suas demandas, que incluem reposições salariais, concurso público e valorização dos trabalhadores.
A mobilização grevista dos servidores da saúde abrange uma série de pautas de negociação. Dentre as reivindicações específicas da categoria, estão a reposição das perdas salariais de 21,87%, a implementação e pagamento do adicional dos técnicos de Radiologia, o reenquadramento respeitando o tempo de serviço, a convocação do cadastro de reserva e a realização de um novo concurso público, além da implementação das mudanças de carga horária de 30 para 40 horas.
Os servidores do Detran-RN, que estão em greve desde o último dia 5 de julho, também almejam diversas melhorias para a categoria. Entre os pontos destacados na pauta de reivindicações estão a reposição salarial de 20,71% para todos os servidores ativos e aposentados, bem como outras demandas que visam o avanço e a valorização dos trabalhadores do órgão.
A diretoria do Detran-RN emitiu uma nota à imprensa, onde faz um apelo para que os servidores retornem às atividades e menciona os avanços conquistados pela categoria ao longo da atual gestão. Entretanto, a greve já é alvo de judicialização por parte do Estado, demonstrando a tensão entre os servidores e o Governo em relação às negociações.
Diante do impasse, os trabalhadores decidiram acampar em frente à Governadoria, com o objetivo de conseguir uma audiência de negociação com o Governo do Estado para debater e buscar soluções para suas reivindicações. Enquanto isso, a população acompanha atentamente o desenrolar dos acontecimentos, na expectativa de uma resolução que atenda aos anseios tanto dos servidores quanto da sociedade em geral.