No mês dedicado à promoção do aleitamento materno, a Prefeitura de Mossoró continua empenhada em sensibilizar a comunidade sobre a importância deste ato essencial para a saúde dos recém-nascidos. A campanha “Agosto Dourado” ganha destaque através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que vem intensificando as atividades em diferentes Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros componentes da rede de saúde.
Uma notável iniciativa aconteceu na UBS Dr. Clodovil Cavalcante da Silva, localizada no conjunto Santa Júlia. Durante a semana, uma envolvente roda de conversa foi realizada com as usuárias assistidas pela equipe da unidade. Nesse encontro franco e informativo, profissionais de saúde compartilharam com o público a relevância incontestável do aleitamento materno e incentivaram a prática.
O evento também se alinha à programação da “Semana do Bebê” e ressaltou os múltiplos benefícios do leite materno para o bem-estar físico e mental da criança. Adicionalmente, a discussão se expandiu para abordar outros aspectos fundamentais, como o estabelecimento do elo entre mãe e filho por meio da amamentação, a promoção da saúde tanto das mães quanto dos bebês e as diretrizes nutricionais pertinentes.
Sob o tema “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães que trabalham”, a campanha em Mossoró é um chamado à ação em favor das mães que enfrentam o desafio de conciliar a amamentação com suas atividades profissionais. O evento na UBS do conjunto Santa Júlia contou com a participação de notáveis profissionais da área de saúde, como a Dra. Rafaelly Fernandes (médica), Clézia Cavalcante (enfermeira) e Suelda Maria de Araújo (agente comunitária de saúde).
A celebração do “Agosto Dourado” ganha relevância não apenas em Mossoró, mas em todo o Brasil, através da Lei n.º 13.345, datada de 12 de abril de 2017. Durante todo o mês, uma série de atividades busca conscientizar a sociedade sobre os benefícios inestimáveis do leite materno e a prática da amamentação.
Dentro desse contexto, a “Semana do Bebê” emerge como uma das principais ferramentas de mobilização social voltadas para a primeira infância, abrangendo crianças de 0 a 6 anos. Seus objetivos fundamentais incluem garantir a devida atenção a essa faixa etária, assegurando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil. Em 2010, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) consagrou a “Semana do Bebê” como uma mobilização nacional, disseminando-a por todo o país, fortalecendo a causa e o cuidado das gerações futuras.