A Prefeitura de Mossoró realiza serviços de limpeza no Canal do Parque das Rosas, bairro Santa Delmira. Ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SEMURB).
O canal do Parque das Rosas recebe grande volume de água. Sendo um dos pontos monitorados pela Defesa Civil local. Vale ressaltar a importância da colaboração e parceria da comunidade para manter esse espaço limpo.
Mesmo com a coleta regular do lixo três vezes por semana, servidores da Semurb estão retirando grande quantidade de lixo descartado e acumulado de forma irregular no canal e arredores.
“Estamos dando continuidade ao programa “Mossoró Limpa”. E uma das ações é a limpeza dos canais. Já executamos a limpeza de vários canais. Hoje estamos trabalhando no Parque da Rosas. Esse canal tinha muito lixo jogado pela população. Já retiramos várias caçambas de lixo. Pedimos a ajuda de todos. Isso pode prejudicar causando enchentes, inundações. Pedimos a ajuda para que o lixo seja descartado no local certo, que aguarde a passagem do carro de coleta”, destacou Miguel Rogério, titular da Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
A limpeza da cidade avança em ritmo acelerado em diversas localidades, de acordo com cronograma elaborado pela Semurb. A limpeza de canais e galerias é preparação para o período de chuvas.
“O pessoal joga lixo dentro do canal. O carro da coleta passa três dias na semana. Se todos colaborarem e acondicionarem o lixo num saco quando o carro passar ele leva. Isso é bom para todos”, disse a moradora Maria Lourenço (Maria Gamba).
Simultaneamente outras áreas estão recebendo o mutirão da limpeza, do programa “Mossoró Limpa”: Nos bairros Sumaré, Vingt Rosado, Malvinas, Monte Olimpo acontecem serviços de roço.
Nos bairros Santo Antônio; Jardim das Palmeiras; Jucuri e Doze anos equipes realizam serviço de poda e retirada de entulhos.
Mossoró conta com lei municipal que torna crime ambiental o descarte de lixo irregular, com multa de até um salário mínimo. Em caso de descarte irregular, a população pode acionar a Guarda Civil Municipal através do número 153.