Pesquisa encomendada pelo portal Diário do RN e realizada pelo instituto DataVero, divulgada na manhã desta quarta-feira, 25, revela as preferências atuais de voto dos eleitores de Natal-RN para as eleições municipais do próximo ano. Conforme o levantamento, realizado nos dias 20, 21 e 22 de outubro deste ano, com pelo menos 1.013 entrevistados, margem de erro de 3% e intervalo de confiança de 95%, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera a preferência dos eleitores natalenses para prefeito, com 29,8% no cenário estimulado. O atual prefeito Álvaro Dias aparece em segundo, com 9,7%, a deputada federal petista Natália Bonavides na terceira colocação, com 8,9%, o deputado federal bolsonarista General Girão em quarto, com 4,8%, o deputado federal Paulinho Freire em quinto, com 4,7%, o também deputado federal bolsonarista Sargento Gonçalves em sexto, com 4,0%, a deputada estadual Eudiane Macedo em sétimo, com 2,5%, e a secretária municipal de Planejamento da capital, Joanna Guerra, na décima colocação, com 0,4%. Neste cenário, brancos e nulos somam 22,7% dos entrevistados, enquanto os que não sabem ou não responderam representam 8,7%.
No cenário espontâneo do levantamento, o prefeito Álvaro Dias lidera com 7,2%, seguido de perto por Carlos Eduardo Alves com 5,2%, enquanto Natália Bonavides marca 1,7%. Paulinho Freire e Wendel Lagartixa têm 0,4% cada, Styvenson Valentim 0,3%, Bruno Giovanni e Rafael Motta 0,2% cada. Outros somam 0,8%, enquanto brancos e nulos representam 5,0%, e 72,6% dos entrevistados não sabem em quem votariam para prefeito de Natal no momento político atual.
A deputada federal Natália Bonavides lidera o cenário do levantamento que mede o índice de rejeição dos nomes pesquisados. A petista é rejeitada por 12,5% dos eleitores natalenses, seguida pelo prefeito Álvaro Dias com 9,4%, Carlos Eduardo Alves com 8,3%, General Girão com 7,9%, Sargento Gonçalves com 4,0%, Bruno Giovanni com 3,8%, Paulinho Freire com 3,1%, Rafael Motta com 2,3%, Eudiane Macedo com 2,1% e Joanna Guerra com 1,0%. 22,2% dos entrevistados rejeitam todos os nomes apresentados, enquanto 8,4% votariam em qualquer um deles. Outros 15,1% não souberam ou não quiseram responder.
Quanto às expectativas sobre um eventual apoio do prefeito Álvaro Dias a um dos demais nomes sondados, pelo menos 30,6% dos entrevistados acham que o atual gestor deve apoiar o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves para voltar a conduzir os rumos da capital potiguar a partir de janeiro de 2025.