Nesta terça-feira (28), a Prefeitura Municipal de Mossoró oficializou a autorização para a criação de novos cargos em futuros concursos públicos, conforme consta nos Decretos de nº 6.959, nº 6.960 e nº 6.961, publicados na edição nº 222 do Diário Oficial de Mossoró. A iniciativa faz parte dos planos municipais, que anunciaram a intenção de lançar editais com mais de 500 vagas até o final deste ano.
Os novos cargos abrangem áreas estratégicas como Assistência Social, Saúde e Educação, incluindo o Magistério. Na Assistência Social, foram criados cargos para diversas funções, como assistente social, agente administrativo, cuidador social, educador social, psicólogo e técnico de nível superior em áreas como Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Pedagogia, Ciências Sociais e Direito.
Já na Educação, os novos cargos contemplam profissionais como assistente social, nutricionista, psicólogo educacional, supervisor escolar, professor de atendimento educacional especializado, e professor de educação infantil. Destaca-se também a inclusão de cargos específicos para atender a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com disciplinas como português, matemática, ciências, história, geografia, inglês, ensino da arte, ensino religioso e educação física.
Na área da Saúde, a Prefeitura autorizou a criação de uma extensa gama de cargos, abrangendo desde agentes comunitários de saúde e enfermeiros até profissionais especializados, como médicos otorrinolaringologistas, cirurgiões dentistas bucomaxilofaciais e fisioterapeutas, entre outros.
Além disso, a gestão municipal mantém a prática de isentar do pagamento da taxa de inscrição determinados grupos, como candidatos inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda familiar per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo, doadores de sangue, de órgãos, de medula óssea e participantes que tenham contribuído nas últimas três eleições como mesários.