Na manhã de segunda-feira (11), representantes da Prefeitura de Mossoró, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participaram do encontro de apresentação do estudo de viabilidade econômica e social do Mossoró Cidade Junina (MCJ).
Durante o evento, as instituições compartilharam um relatório detalhado do levantamento realizado durante os festejos juninos, destacando as potencialidades do evento, o retorno financeiro e a geração de empregos.
Segundo o estudo da Uern e CDL, o Mossoró Cidade Junina 2023 gerou um impacto positivo de R$ 292 milhões na economia local. Além disso, a análise apontou a criação de 7,3 mil empregos diretos e indiretos durante o evento. O relatório também revelou que aproximadamente 1,3 milhão de visitantes prestigiaram a festa junina em Mossoró.
Projetando para os próximos anos, o MCJ 2024 tem potencial para atrair um público de 1,4 milhão, considerando um crescimento estimado de 15% em relação ao ano anterior. As projeções ainda indicam a presença de 247 mil pessoas no Pingo Da Mei Dia, evento de abertura do MCJ, e 172 mil pessoas no Boca da Noite, evento de encerramento, para as edições do próximo ano.
O relatório conjunto da Uern e CDL, apresentado à Prefeitura de Mossoró, abordou diversos aspectos, como a evolução de público, gasto per capita, histórico das quadrilhas, investimento e faturamento do setor hoteleiro, bares, restaurantes e similares no MCJ, além dos empregos gerados. O estudo também contemplou análises detalhadas sobre organização, segurança, acessibilidade e editais relacionados ao evento, fornecendo uma visão abrangente do impacto positivo do Mossoró Cidade Junina na região.