in , , , ,

Nova fase da Operação Lesa Pátria mira financiadores da invasão de 8 de janeiro

Polícia Federal cumpre mandados em Paraná, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Rondônia; prejuízo estimado em R$ 40 milhões.

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (23 de maio de 2024) a 27ª fase da operação Lesa Pátria. Em nota, a corporação afirmou que o objetivo é “identificar pessoas que financiaram e fomentaram” a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados judiciais, sendo 18 de busca e apreensão e 2 de monitoramento eletrônico, com tornozeleira eletrônica, nos estados do Paraná (7), Goiás (1), Mato Grosso (1), São Paulo (7) e Rondônia (2). Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A PF informou que foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. “Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões”, lê-se no comunicado.

De acordo com a polícia, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

“As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, declarou a PF.

Avatar photo

Postado por Erinaldo Silva

Erinaldo Silva é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Três lojas são arrombadas durante a madrugada em Mossoró

Estudo federal identifica Mossoró e mais 30 cidades do RN em risco de desastres