Em sessão realizada nesta quarta-feira (1º), o vereador Genilson Alves (União) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Mossoró para o biênio 2025/2026. A votação ocorreu após a posse dos 21 vereadores eleitos para a legislatura 2025/2028, no plenário da Casa. Genilson recebeu 19 votos, enquanto as vereadoras Plúvia (PT) e Marleide Cunha (PT) optaram pelo voto contrário.
Duas chapas concorreram à Mesa Diretora. A chapa completa foi liderada por Genilson Alves, enquanto a vereadora Marleide Cunha (PT) candidatou-se à 1ª Secretaria de forma avulsa. Ela obteve apenas dois votos – o dela e o de Plúvia. Com isso, Petras (PSD), integrante da chapa de Genilson, foi eleito 1º secretário com 19 votos.
No discurso de posse, Genilson Alves destacou sua trajetória de superação e prometeu uma gestão voltada para o diálogo e as demandas populares. “Como presidente, darei minha contribuição para que a Câmara seja o ambiente de discussão elevada das grandes causas populares, com relação harmoniosa com o Poder Executivo, mas questionador e também indutor do desenvolvimento”, afirmou.
Sobre a composição da Mesa Diretora, o presidente eleito ressaltou que as vereadoras Marleide e Plúvia foram convidadas a ocupar a 3ª Secretaria, mas recusaram. Plúvia justificou que o cargo seria um espaço de “figurante”, enquanto Marleide defendeu que a 1ª Secretaria seria mais representativa, considerando a maioria feminina no eleitorado mossoroense.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Raério Cabeção (União), por ser o parlamentar mais velho entre os eleitos. A sessão também marcou o convite para a posse do prefeito Allyson Bezerra (União) e do vice-prefeito Marcos Medeiros (PSD), prevista para a noite de hoje no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
Nova Mesa Diretora 2025/2026
- Presidente: Genilson Alves (União)
- 1º Vice-presidente: Raério Cabeção (União)
- 2º Vice-presidente: John Kenneth (Solidariedade)
- 1º Secretário: Petras (PSD)
- 2º Secretário: Lucas das Malhas (União)
- 3º Secretário: Vladimir de Cabelo de Negro (PSD)
- 4º Secretário: Mazinho do Saci (PL)