A Azul Linhas Aéreas poderá encerrar suas operações no Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, a partir de março deste ano. Segundo informações do Blog Ismael Sousa, a companhia teria comunicado que a decisão é de caráter “estratégico”. No entanto, o cenário econômico, marcado pela alta do dólar e pelo aumento do ICMS para 20% no Rio Grande do Norte, pode ter influenciado a medida, uma vez que esses fatores impactam diretamente os custos operacionais do setor aéreo.
As operações da Azul em Mossoró começaram em 2018, representando a retomada dos voos comerciais regulares na cidade, após anos de inatividade no aeroporto. Desde então, a empresa tem disponibilizado voos diários para Recife, o terceiro maior hub de conexões da companhia, utilizando a aeronave ATR-72, com capacidade para até 70 passageiros.
Com o fim da operação da Azul, Mossoró ficará novamente isolada da malha aérea do país. Vale ressaltar que, em outubro de 2024, a Voepass já havia encerrado suas atividades na cidade, após o trágico acidente envolvendo uma aeronave da companhia, mesma utilizada pela Azul, que caiu em Vinhedo (SP), no dia 9 de outubro. O acidente resultou na morte das 62 pessoas a bordo, deixando a cidade ainda mais distante das opções de transporte aéreo.
A possível retirada da Azul do Aeroporto Dix-Sept Rosado é mais um capítulo da instabilidade no setor aéreo da cidade, que pode afetar diretamente a mobilidade e os negócios locais.