O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (15), dois alertas de chuvas intensas para mais de 60 municípios do Rio Grande do Norte, com destaque para a região Oeste do estado, que vem registrando fortes precipitações nos últimos dias.
De acordo com o sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), no período de 24 horas entre as 7h da terça-feira (14) e as 7h desta quarta-feira (15), a cidade de Coronel João Pessoa registrou 108 milímetros de chuva. Em Luís Gomes, foram registrados 81,6 milímetros, e um raio que causou danos a uma residência na noite de terça-feira (14).
Alerta laranja (Perigo)
O alerta de perigo, em cor laranja, afeta 14 cidades da região do Alto Oeste e é válido das 11h desta quarta-feira (15) até às 10h da quinta-feira (16). A previsão é de chuvas com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, que podem alcançar velocidades de até 100 km/h.
A previsão de rajadas de vento e a possibilidade de chuvas fortes tornam o alerta de perigo. O Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, assim como evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Caso possível, é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Cidades sob alerta laranja:
- Água Nova
- Coronel João Pessoa
- Doutor Severiano
- Encanto
- José da Penha
- Luís Gomes
- Major Sales
- Paraná
- Pau dos Ferros
- Rafael Fernandes
- Riacho de Santana
- São Francisco do Oeste
- São Miguel
- Venha-Ver
Alerta amarelo (Perigo potencial)
O alerta de perigo potencial, representado pela cor amarela, afeta um número maior de cidades potiguares e tem validade das 10h desta quarta-feira (15) até às 10h da quinta-feira (16). A previsão é de chuvas menos intensas, com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, e ventos de até 60 km/h.
Apesar da menor intensidade das chuvas, o Inmet alerta para o “baixo risco” de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Cidades sob alerta amarelo:
- Assu
- Água Nova
- Alexandria
- Almino Afonso
- Antônio Martins
- Apodi
- Areia Branca
- Augusto Severo
- Baraúna
- Caicó
- Caraúbas
- Carnaubais
- Coronel João Pessoa
- Doutor Severiano
- Encanto
- Felipe Guerra
- Francisco Dantas
- Frutuoso Gomes
- Governador Dix-Sept Rosado
- Grossos
- Itaú
- Janduís
- Jardim de Piranhas
- João Dias
- José da Penha
- Jucurutu
- Lucrécia
- Luís Gomes
- Major Sales
- Marcelino Vieira
- Martins
- Messias Targino
- Mossoró
- Olho d’Água do Borges
- Paraná
- Paraú
- Patu
- Pau dos Ferros
- Pilões
- Portalegre
- Porto do Mangue
- Rafael Fernandes
- Rafael Godeiro
- Riacho da Cruz
- Riacho de Santana
- Rodolfo Fernandes
- São Fernando
- São Francisco do Oeste
- São João do Sabugi
- São Miguel
- Serra do Mel
- Serra Negra do Norte
- Serrinha dos Pintos
- Severiano Melo
- Taboleiro Grande
- Tenente Ananias
- Tibau
- Timbaúba dos Batistas
- Triunfo Potiguar
- Umarizal
- Upanema
- Venha-Ver
- Viçosa
A população das áreas afetadas deve se manter atenta às orientações do Inmet para garantir a segurança durante o período de chuvas intensas.