O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 30% no número de casos conhecidos de Covid-19 nas duas primeiras semanas de 2025, em comparação com a última quinzena de dezembro de 2024. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap).
De acordo com a Sesap, o estado contabilizou 432 novos casos de Covid nos primeiros 15 dias de 2025, contra 332 registrados no período equivalente do ano passado. A definição de “casos conhecidos de Covid” refere-se àqueles testados e registrados pelas secretarias de saúde.
O aumento também foi notado no número de mortes: enquanto nas duas últimas semanas de 2024, o estado registrou duas óbitos pela doença, esse número subiu para seis nas primeiras semanas de 2025. No entanto, a comparação com o mesmo período de 2024 mostra uma queda em relação aos 12 óbitos registrados nas duas primeiras semanas de janeiro de 2024.
O infectologista André Prudente, diretor do Hospital Giselda Trigueiro, destacou que, apesar do fim da pandemia, a Covid-19 ainda está presente e, nas últimas semanas, houve uma leve alta no número de casos. “Embora o número de casos ainda seja bem inferior aos dos anos anteriores, a pandemia não acabou. Muitos casos são leves, mas ainda há internações graves e até óbitos”, afirmou Prudente.
Ele relatou que, em janeiro, o Hospital Giselda Trigueiro chegou a ter nove pacientes internados com Covid-19, alguns em estado grave, situação que não era vista há meses. O infectologista enfatizou a importância de manter o calendário vacinal em dia, recomendando que as pessoas que ainda não se vacinaram ou precisam atualizar sua vacinação contra a Covid procurem os postos de saúde.
“É fundamental que todos que possam se vacinar renovem seu cartão vacinal. Isso ajuda a reduzir a incidência de doenças e, principalmente, diminui a necessidade de hospitalizações”, concluiu Prudente.
A Secretaria de Saúde também reforçou o apelo para que a população continue atenta às medidas de prevenção e busque atendimento médico em caso de sintomas relacionados à Covid-19.