O aumento nos preços, especialmente dos alimentos, tem levado os consumidores a repensarem suas estratégias de compras. A fórmula, que inclui mais idas ao mercado, tem resultado em carrinhos menos cheios, com o consumidor buscando alternativas para amenizar o impacto da alta nos preços.
De acordo com um estudo realizado pela Kantar, que analisou os hábitos de consumo em atacarejos, e-commerce e supermercados, o brasileiro tem fracionado suas compras e aguardado promoções para aliviar o orçamento. O estudo também aponta um aumento significativo nas compras realizadas em atacarejos, um canal que se destaca pela venda de produtos em maior quantidade com preços mais competitivos.
Em uma visita do Jornal da Band a um estabelecimento, um pacote de 500g de café estava na promoção por R$ 24,50. No entanto, quem comprasse quatro unidades, aproveitava um desconto de R$ 1 por unidade, uma estratégia para estimular o consumidor a comprar mais e garantir preços mais baixos.
Nos últimos meses, as vendas em atacarejos e mercados online foram as que mais cresceram no país, refletindo uma mudança de comportamento do consumidor diante das dificuldades impostas pela alta dos preços. No entanto, a tarefa de driblar a inflação não é simples. Os consumidores precisam estar atentos, pois as idas ao mercado podem se transformar em uma armadilha, com compras por impulso que, muitas vezes, não são planejadas e acabam comprometendo o orçamento familiar.