in , ,

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos

Apesar de expressiva, a votação obtida por Motta não superou o recorde de Arthur Lira (PP-AL) de dois anos atrás. Com 20 votos a menos, ficou abaixo das expectativas.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Em uma eleição marcada por ampla articulação política, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito nesta sexta-feira (1º) o novo presidente da Câmara dos Deputados. Com 444 votos a seu favor, Motta assumirá o comando da Casa pelos próximos dois anos, após uma votação expressiva que, no entanto, não superou o recorde de Arthur Lira (PP-AL) de dois anos atrás, ficando 20 votos abaixo.

O resultado reflete o apoio de uma ampla coalizão de partidos governistas, de centro e até da oposição, que se uniram em torno do nome de Motta para a presidência. O deputado sucede Arthur Lira, que esteve à frente da Câmara nos últimos quatro anos e, em gesto de continuidade, apoiou a eleição de seu sucessor.

A vitória de Hugo Motta é fruto de uma série de negociações e acordos com diversas bancadas, que começaram a ser articulados ainda em outubro de 2024. O deputado recebeu o apoio formal de praticamente todos os partidos da Casa, com exceção do PSOL e do Novo, que decidiram lançar candidatos próprios para a disputa. A eleição, que contou com uma intensa troca de apoios e promessas de agenda, marca o início de um novo ciclo para a Câmara dos Deputados.

Avatar photo

Written by Eryx Moraes

Eryx Moraes é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em Brasília, Rogério Marinho, Styvenson e Álvaro Dias se unem em imagem que marca articulações

PL aposta na redução da inelegibilidade para garantir Bolsonaro nas eleições de 2026