A pesquisa TN/Ipespe também mensurou a influência de apoios de lideranças políticas aos pré-candidatos a governador. Foram avaliados os apoios do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ex-presidente Lula e do prefeito de Natal, Álvaro Dias. De acordo com a pesquisa, o apoio de Lula a um candidato a governador aumenta o potencial de voto para 44%. Já 33% disseram que não altera e para 21% esse apoio diminui a chance das pessoas votarem em um candidato a governador.
Quanto ao presidente Bolsonaro, quase a metade (48%) declaram que o seu apoio reduz a chance de voto em um candidato a governador, 16% dizem aumentar e para 35% não altera. Já o apoio do prefeito Álvaro Dias é considerado indiferente para a maioria da população do Estado (52%), enquanto aumenta a chance para 17% e diminui para 25%.
Em Natal, Lula permanece com maior peso no aumento de chance de votar em um candidato a governador (40%), contra 32% dos que acreditam que ele diminui as chances de voto e 28% de que não altera. O apoio do presidente Bolsonaro aumenta a chance de votar para 22% dos entrevistados, diminui na opinião de 50%; e não altera para 27%. A influência de Álvaro Dias cresce para 30% a intenção de voto (contra 24% que afirma diminuir e 43% não altera).
Também foi sondado o apoio do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves como candidato a senador na chapa com Fátima Bezerra: 23% disseram que o apoio dele aumenta a chance das pessoas reelegerem a governadora, 54% dizem não e 14% afirmam ter a chance diminuída.
Desconhecimento dos candidatos
A primeira pesquisa TN/Ipespe também investigou o grau de conhecimento da população sobre os nomes desses seis possíveis candidatos ao Governo do RN. Os percentuais são resultado da soma de “não conhece + não sabe/não respondeu” e também estão em patamares elevados.
O maior desconhecimento é com relação a Clorisa Linhares, 60%. Com 57% cada, vêm em seguida Brenno Queiroga e Haroldo Azevedo. Ezequiel Ferreira registrou 49%. Styvenson Valentim, 41%, e Fátima Bezerra, 18%.
Intenção de voto na capital e interior
O levantamento mostra ainda uma estratificação da intenção de voto para governador do Estado, na pesquisa estimulada. Na capital, a atual governadora Fátima Bezerra aparece com 37% das intenções de voto; Styvenson Valentim com 14%; Ezequiel Ferreira, 7%; Brenno Queiroga, 2%; Haroldo Azevedo, 3% e Clorisa Linhares, com 1%. Quando se avalia os dados relativos ao interior do Estado, o cenário é o seguinte: Fátima com 33%; Styvenson Valentim com 12%; Ezequiel Ferreira, 9%; Brenno Queiroga, 2%; Haroldo Azevedo, 1% e Clorisa Linhares, 0%.
Nos resultados por sexo, Fátima tem maior percentual entre as mulheres (38%); entre os homens, ela alcança 29%. Já os demais têm maior intenção de votos entre os homens: Styvenson (16%); Ezequiel (10%); Brenno Queiroga (3%); Haroldo Azevedo (2)% e Clorisa Linhares (0%). Ela tem 1% entre as mulheres.
Tribuna do Norte