in

APRESENTAÇÃO DOS NOMES SERÁ QUINTA-FEIRA

Foto: Reprodução

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade) deve comandar na próxima quinta-feira, dia 7, no Hotel Villa Oeste, um grande encontro quando fará a apresentação dos seus pré-candidatos na eleição de outubro próximo. Para deputado estadual, o ´prefeito anunciará oficialmente que seu candidato será Jadson, ex-vereador de Mossoró. E para federal, Allyson estará confirmando o nome de Lawrence Amorim, presidente da Câmara Municipal e que na eleição de 2018 terminou como primeiro suplente de federal na coligação que elegeu o General Girão.

NOMES JÁ CONHECIDOS

Não haverá nenhuma surpresa no anúncio desses dois nomes, uma vez que já há um tempo que o prefeito vem dando declarações a respeito de seu apoio a esses dois nomes. Allyson iniciou esse processo de escolha, dizendo que necessariamente só apoiaria nomes que tivessem uma história com a cidade e com compromissos assumidos em prol de Mossoró. Tomando uma espécie de vacina contra os chamados candidatos copa do mundo, que só aparecem de quatro em quatro anos, o prefeito elegeu como primeira condição para merecer seu apoio, aqueles que tivessem identidade e serviço por Mossoró.

EXIGÊNCIA DE IDENTIDADE COM MOSSORÓ

A respeito dos nomes de Jadson e Lawrence, o prefeito mossoroense tem dito que são duas pessoas que conhecem os problemas da cidade, tem serviços prestados e estão comprometidos com o futuro de Mossoró. E sobre seu envolvimento com o processo eleitoral, Allyson deixou claro que não será apenas um apoio formal, mas que pretende participar da campanha como se ele próprio fosse o candidato. Ele anunciou uma disposição de andar em todas as ruas e bairros de Mossoró pedindo votos para seus candidatos. Há inclusive uma informação que durante a campanha, o prefeito dará seu expediente em horário corrido na Prefeitura e no período da tarde e noite cumprirá agenda eleitoral.

SOBRE SENADO E SOBRE GOVERNO

Há uma expectativa nesse encontro de quinta-feira sobre o anúncio que o prefeito fará sobre o apoio dos candidatos ao Governo e ao Senado. É certo que Allyson estará com Fábio Dantas, pré-candidato ao Governo pelo mesmo partido do prefeito, contudo não é certo se na mesma ocasião fará anúncio sobre o apoio a Rogério Marinho como candidato ao Senado. Há de fato uma aproximação maior entre Rogério e Allyson, seja com os recursos assegurados por Rogério para Mossoró, ainda quando ministro do Desenvolvimento Regional, seja com as frequentes conversas que os dois tem mantido nas últimas semanas.

CHAPA PODE VIR COMPLETA

A minha crença é que o prefeito estará com o palanque completo, exceto o candidato à presidência da República, uma vez que não se tem ouvido ele falar sobre a eleição presidencial. Mas, a tendência é que além de Jadson e Lawrence, o prefeito confirme no evento dessa semana que estará também pedindo votos para Fábio Dantas como governador e Rogério Marinho para o Senado.

A IMPORTÂNCIA DESSA ELEIÇÃO

As pessoas podem pensar que o anúncio do apoio do prefeito aos seus candidatos seja um processo absolutamente simples. De fato, é normal, mas não é simples. Há muita complexidade sobre o quadro eleitoral em Mossoró e a eleição desse ano vai oferecer luzes que vão iluminar o cenário não apenas desta eleição, mas das próximas também. O anúncio que Allyson fará, inclusive com a realização de um evento com ampla visibilidade, já é um sinal de que a presença do prefeito no palanque vai muito além de um simples apoio.

O FUTURO DEPENDE DE 2022

É certo que o nome de Allyson Bezerra não estará na urna eletrônica esse ano, mas o seu futuro político estará. O apoio dado a Jadson e Lawrence em Mossoró servirá como um teste eleitoral da força política do prefeito. Uma derrota nas urnas de Jadson ou de Lawrence não será visto apenas como uma derrota dos próprios candidatos em si, mas uma derrota do prefeito. O nível de visibilidade desta eleição é tanta, que torna o pleito quase uma disputa municipalizada. Para Allyson o resultado da eleição será um parâmetro de avaliação da sua própria gestão. As implicações políticas para ele, vão além.

PROJEÇÃO EM TODO O ESTADO

É preciso ver também a eleição desse ano como um sinalizador de futuro para o prefeito no cenário estadual. Caso consiga transferir uma excelente votação aos seus apoiados em Mossoró, passará para o restante do Estado uma imagem de força política que transcende a própria municipalização do pleito. Fará com Allyson seja visto no RN como força política emergente, passando a figurar num patamar acima. E isso terá consequências. Positivas se mostrar força, negativas se for derrotado. Por isso, o pleito de 2022 é tão importante.

TUDO COMEÇA NA QUINTA

Esse evento de quinta-feira se transforma num passo inicial desse imenso teste. Será o ponto de partida de um processo que terminará no dia 2 de outubro com os votos nas urnas. Allyson Bezerra fez a escolha de não ser mero observador do processo. Se propôs a entrar dentro de corpo e alma. Por isso mesmo, já declarou várias vezes, estará dentro da eleição como se ele próprio fosse candidato. E não pode ser diferente.

Avatar photo

Postado por Neto Queiroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente entre 2 carros e 2 caminhões deixa um morto e cinco feridos na BR-304 no RN

Município de Tibau se reúne com Sesc para instalar unidade do OdontoSesc