A Secretaria de Planejamento e Gestão de Porto do Mangue fechou o mês de dezembro com três rodas de conversa sobre a gestão da adutora nos Assentamentos Brilho do Sol e Rio Doce.
Coordenando todo o processo, a ideia da Secretaria é construir um sistema de gestão de saneamento básico que seja eficiente para atender as famílias assentadas nas duas agrovilas.
A proposta, que vem sendo desenvolvida em várias etapas, além de dialogar com as famílias nas agrovilas, realiza intercâmbios visando conhecer comunidades rurais que têm esse modelo de sistema de abastecimento de água.
A experiência vivenciada está tendo apoio do Sistema Integrado de Saneamento Rural do Baixo e Médio Jaguaribe-Instituto SISAR, do Ceará, que está socializando as experiências exitosas que milhares de famílias rurais no estado vizinho têm. Hoje o SISAR atende a quase um milhão de residências rurais com água tratada com taxas que variam de 27 a 33 reais.
O encaminhamento das rodas de conversa foi a escolha de 10 membros de cada agrovila que vão se reunir para fechar a proposta de gestão que em seguida será apresentada ao prefeito Sael Melo.
O grupo de intercâmbio teve o acompanhamento da equipe SISAR BBJ, composta por Carlos Alberto (gestor técnico), Francisco Diassis (presidente), Márcio Santiago (tesoureiro) e Jeane Andrade (gestora social).
Fotos: Cedidas