Após a cidade de Pendências-RN enfrentar uma série de ataques de piranhas no Rio Açu no último fim de semana, a preocupação se estende para Assú, que agora confirma a ocorrência de um ataque a banhista neste mês de janeiro.
A prefeitura de Assú relatou que recebeu o relato de um caso ocorrido no dia 9 de janeiro, nas proximidades da comunidade Baviera. A vítima, identificada como a professora Lurdimar Vitor de Amorim, foi atacada enquanto desfrutava do local em um piquenique com amigas e seus filhos.
A professora, que frequentava o local há muitos anos, descreveu o momento do ataque, ocorrido no fim da tarde. “Me deitei, coloquei a cabeça na margem e fiquei com o corpo na água. Estava conversando com a criança, brincando, quando de repente senti aquela mordida e gritei. Pedi a mãe para vir pegar a criança e, quando olhei para os meus pés, estavam sangrando. Bastante sangue”, afirmou.
A prefeitura emitiu um alerta à população, pedindo que evitem banhos na área afetada por medidas de segurança. A secretária de Meio Ambiente de Assú, Maria Francymeire de Souza, afirmou que esta foi a primeira vez que um ataque de piranhas foi registrado no município. “Fizemos uma nota para a população, do que aconteceu, e reforçando os cuidados que precisam ser tomados”, pontuou.
Em Pendências, a secretaria de Meio Ambiente registrou 18 casos em 2023 e acredita que os ataques podem estar relacionados a um desequilíbrio ambiental, especialmente em áreas de banho com grande concentração de pessoas.