Se classificar para o TCB, o principal torneio de CrossFit do país, traz um considerável “status” perante à crescente comunidade de praticantes e espectadores. Pelo menos seis talentosos atletas mossoroenses conseguiram essa façanha e estão com passaportes garantidos para a edição de 2023, que acontece de 07 a 10 de setembro deste ano em Sorocaba-SP. Isabelle Góis, na categoria Elite Feminina, conquistou o 24º lugar entre 422 atletas, enquanto Suzana Gomes obteve o 10º lugar na categoria Master 40-44, entre 75 competidores. Além disso, Manu Tavares e Estela Carvalho reforçaram ainda mais o protagonismo feminino mossoroense nas concorridíssimas Super Seletivas TCB 2023, ao se destacarem na categoria Times, na qual também se classificaram Danilo Góis e Míron Maciel.
Em evolução desde a sua primeira realização, ocorida em 2010, quando era apenas um campeonato simples para reunir entusiastas da prática, o TCB cresceu e ganhou um aspecto mais profissional e organizado, atraindo atletas de diversos estados e milhares de espectadores. Neste ano, as Super Seletivas TCB 2023 aconteceram em várias cidades, com o objetivo de selecionar os melhores atletas de cada região para a competição, que será realizada em Sorocaba/SP, entre os dias 07 e 10 de setembro de 2023. O torneio promete ser uma grande disputa, com uma diversidade de competidores buscando vagas na finalíssima, que ocorrerá no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Os atletas mossoroenses certamente estão prontos para representar a cidade e buscar excelentes resultados no TCB 2023, demonstrando a dedicação e o talento da comunidade esportiva local. E nós ficamos na torcida!
CrossFit
O CrossFit é uma modalidade esportiva que tem como objetivo melhorar a capacidade física, respiratória, o condicionamento e a resistência muscular por meio da combinação de diversos exercícios realizados em treinos de alta intensidade. Assim como no resto do país, em Mossoró-RN, a adesão à atividade é crescente. Muitos praticantes adotam como estilo de vida, pois, além de fazer bem para a saúde, com o CrossFit é possível fazer parte de uma verdadeira comunidade, conquistar novas amizades e vários objetivos.
A atividade surgiu oficialmente em 2000, e o seu criador foi Greg Glassman. Ele teve poliomielite na infância e encontrou nos exercícios físicos uma forma de trabalhar o corpo e amenizar as sequelas deixadas pela doença.
No entanto, Greg nunca se identificou com as academias tradicionais, pois em sua visão, os exercícios não exploravam todas as capacidades do seu corpo, e cada parte precisava ser trabalhada por vez.
Depois de passar por sete academias diferentes, ele criou um método próprio de treinamento, combinando diferentes habilidades para trabalhar todas as capacidades do corpo, com os estímulos certos. Esses exercícios funcionais deram origem ao CrossFit.
Greg se tornou personal trainer e seu método começou a se popularizar, até que ele fosse contratado para ser treinador do departamento de Polícia da cidade de Santa Cruz, na Califórnia. Então Greg passou a dar aulas em grupo e viu que a performance dos participantes melhorou, além de ter outros benefícios como senso de comunidade e alunos motivados.
Dessa forma, surgiram as comunidades de CrossFit que se popularizaram rapidamente, conquistando adeptos por todo o mundo. Após 22 anos de criação, o CrossFit é uma das modalidades que mais cresce no Brasil, de 2013 (quando foi aberta a primeira box CrossFit no país até o presente) são mais de 1.200 boxes, representando um crescimento de mais de 5.900%.