in

Audiência Pública sobre o HRTM: Cipriano Maia enrolou, enrolou e não disse para que compareceu ao evento  

Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia (Foto: Edilberto Barros)

A Câmara Municipal de Mossoró (CMM) foi palco, nesta quinta-feira, 17, de audiência pública, proposição do vereador Raério Araújo e, considerada de grande importância para os demais edis e segmentos da sociedade que dela participaram. O objetivo era debater o grave problema pelo qual passa o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) – que funciona em situação de caos – e cobrar soluções cabíveis, se possível de imediato. Presente na audiência o titular da pasta da Saúde no âmbito estadual, o médico Cipriano Maia que, de mãos abanando, nada acrescentou sua participação no evento. Enrolou, enrolou e nada anunciou de concreto como ação para resolver ou pelo menos amenizar o problema que na ocasião era discutido. Como sempre, visto que não tinha propostas a apresentar, o que fez foi ‘atirar pedras nos outros’. E ele assim se comportando, motivou um “bombardeio” de críticas por parte de quase todos que fizeram uso da tribuna e dos muitos que assistiam nas galerias da Casa do povo mossoroense. Na verdade, o que se precisa neste momento, é de mais investimento na saúde pública e não de discursos inflamados contra A ou B. De qualquer forma, o evento mostrou como o governo Fátima Bezerra olha para Mossoró: indiferente. 

SEM SOLUÇÃO

Foto: Edilberto Barros

E a continuar dessa forma a situação do HRTM, se levarmos em conta o que foi visto na audiência pública proposta pelo vereador Raério Araújo, a lhe render elogios dessa coluna. O dever de saber que a saúde está capenga não só no RN, mas em todo o Brasil. A governadora Fátima Bezerra, no afã de ser reeleita, promete, mas não cumpre. E  existe também algumas emendas parlamentares para serem investidos naquele hospital. Mas a burocracia emperra a liberação.      

DR. BERNARDO

Foto: Edilberto Barros

Deputado estadual e médico, presente e acompanhando Cipriano Maia, fez uma explanação de como funciona o SUS no nosso País. O fez com conhecimento de causa porque milita na área já há bastante tempo. Sugeriu que em Mossoró fosse construído um Hospital Municipal. E eu, bem leigo neste assunto, não sei se seria uma das soluções para esse grave problema. E quem sou para duvidar!. Quem falou sabe muito bem do traçado.

NALDO FEITOSA

Vereador, ao fazer uso da palavra não poupou em nada o secretário de saúde, representando a governadora na audiência pública. Fez relato de muitos desmandos acontecendo na área e de quanto Cipriano Maia foi infeliz ao prever em maio de 2020, a morte de 11 mil pessoas em 30 dias. Fazia referência à pandemia naquele momento chegando em nosso País. E deixou aterrorizado milhares de norte-rio-grandenses.

MARLEIDE CUNHA

Vereadora, saiu na verdade em defesa do partido ou da governadora, como queiram,  dizendo a culpa não ser só da de Fátima Bezerra. Até concordo com ela. Sabe muito bem que o estado vem na UTI de longas datas e a edil, oriunda dos movimentos sindicais, fazia críticas sem limites. Como a sigla petista se acha no poder, a parlamentar municipal resolveu esquecer o sofrimento do povo. Os cofres públicos estão abarrotados de dinheiro. Precisa ser gasto.

DR. RONALDO FIXINA

Foto: Edilberto Barros

Discursou e, como sempre, bem preparado. Sem papas na língua. O dito por ele é a mais pura verdade. Que o HRTM é de muita importância não só a Mossoró, mas a todo o estado. Os acontecimentos por lá são muito mais por falta de gestão. Como anestesiologista, tem conhecimento e é dos quadros de funcionários do RN, dos mais bem graduados. Narrou algo a nos deixar preocupados, de como está sendo tratada a vida das pessoas.

DR. RONALDO FIXINA II

Segundo o profissional da área médica, em certa vez estava com a seringa na  mão, pronta para anestesiar um paciente e sequer sabia sequer se ele se encontrava no hospital ou não. Na realidade, tinha sido levado para submeter-se a procedimento cirúrgico em um outro hospital da região. É uma coisa que causa enorme preocupação em todos nós. E a gestão da saúde a continuar em total inércia. Lembrar que Ronaldo Fixina não é político.

LAWRENCE AMORIM

Foto: Edilberto Barros

Presidente da CMM, também se pronunciou. Disse da gratidão por estar realizando algo de tanta importância para Mossoró. Agradeceu a todos os presentes e aos colegas de parlamento, em especial ao vereador Raério Araújo, pela proposição daquele encontro. Alertou ser apenas mais uma que a Casa do Povo tem realizado. E citou outra que tratava de problemas com a Caern, mas até agora nada foi resolvido por parte do governo do estado. De parabéns.

MORGANA DANTAS

Foto: Edilberto Barros

A secretária de saúde do município de Mossoró, mostrou sua capacidade na função ocupante quando detalhou, não só o que fez, mas o que já está programado e também das pendências em situação de acúmulo. O assim fez com muita precisão, diferentemente do secretário estadual, Cipriano Maia, que não sabe fazer outra coisa a não ser olhar pelo retrovisor. Me congratulo com  a Drª Morgana Dantas pelo trabalho desenvolvido.

RAÉRIO ARAÚJO

Foto: Edilberto Barros

De parabéns o vereador de segundo mandato, pela brilhante iniciativa, a de debater a situação de calamidade em que se acha o HRTM e cobrar ações urgentes por parte do governo do estado. O mencionado edil, tem saído em busca de solucionar graves problemas, não só na saúde, mas em outros setores, que torturam, sobremaneira a vida dos mais de 300 mil habitantes do município de Mossoró. Que proponha outras audiências.

REBULIÇO

O jornalista Túlio Lemos mexeu com a classe política do RN nesta quarta-feira, 16, ao escrever em seu blog que o presidente da AL/RN, Ezequiel Ferreira estava decidido e seria ele o pré candidato de oposição ao governo nas eleições de outubro. De imediato um assessor tentou desmentir. No entanto, não colou. A nota enviada dizia “quem fala por Ezequiel é Ezequiel”. E a publicada não era por ele. Daí que o parlamentar sem dizer que sim nem que não.

FÁTIMA BEZERRA

Foto: Reprodução/Autoria não identificada

Governadora que até poucos dias se achava imbatível no cenário político estadual. Agora, ela e os seus seguidores estão em estado de enlouquecimento depois que souberam da notícia, onde o presidente da AL/RN, o deputado estadual Ezequiel Ferreira, deve ser o pré-candidato de oposição ao seu governo sem obras e ao seu projeto de reeleição. Logo trataram de unir os mais próximos e a noite desta quarta feira, 16, foi curta para eles. Ficaram na penitência, sem pregar as pestanas dos olhos. Os neurônios em velocidade acelerada. Percebem, a cada dia ou hora que passa, quase impossível a permanência da atual executiva estadual por mais 4 anos no poder. Sabem do nada a mostrar ao povo quando tiverem de subir nos palanques eleitorais. O RN desmorona, se despedaça. Problemas na saúde pública, educação, segurança, infra estrutura. E a gestora maior amargando uma rejeição popular de ordem superior a 50%, contra apenas 30% de simpatia da população. Mesmo assim se achavam bem acomodados, mas agora, parece que o sapato começa a apertar. As coisas aos poucos estão se definindo, muita tomada de posição e novidades ainda por vir. É aguardar.

Avatar photo

Written by Gomes Sobrinho

Gomes Sobrinho é um empresário potiguar na área de comunicação e publicidade, trazendo consigo uma experiência rica de quase quatro décadas de atuação nesse setor. Sua trajetória inclui a liderança em veículos de destaque, principalmente em jornais impressos de alcance estadual no Rio Grande do Norte. Hoje, ele ocupa a posição de Presidente e CEO do sistema Mossoró News de Comunicação, além de assinar a coluna "Bastidores" nesse portal renomado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para Bolsonaro, Justiça deve cobrar alta dos combustíveis da Petrobras

Biden chama Putin de “ditador assassino”