Uma MP onde liberava o serviço de empréstimo consignado para quem recebe o Auxílio Brasil, foi aprovada no dia 07 de julho pelo Senado. Porém, poucas instituições confirmaram o oferecimento do serviço. A medida provisória foi editada pelo governo e teve a aprovação do Congresso Nacional. No entanto, especialistas criticaram a medida, argumentando sobre o risco de endividamento que irá aumentar para a população mais vulnerável do país.
Octavio Lazari Junior, que é o presidente do Bradesco, disse que a instituição achou melhor não trabalhar com o empréstimo consignado para os beneficiários do programa social do governo. Outros bancos como: Santander e Itaú também não demonstraram interesse em trabalhar com o empréstimo.
Como era esperado, um dos bancos com maior probabilidade de oferecer o empréstimo é a Caixa Econômica Federal (CEF), tendo em vista que a instituição já realiza operações relacionadas a programas sociais do governo. Outro banco que também poderá oferecer o serviço é o Branco do Brasil.
Anúncios em relação ao crédito para quem recebe o Auxílio Brasil já estão sendo feitos, porém, ainda não existe nenhuma regulamentação de condições em relação aos empréstimos. Algumas instituições já realizaram esse tipo de anúncio nos sites, como: Facta Financeira; Pan; e Safra.
*Com informações, G1.