A análise das aves migratórias encontradas mortas no litoral potiguar ficou pronta, de acordo com anúncio feito pelo Governo do Estado, o resultado foi negativo para infecção do vírus da influenza aviária H5N1. As aves foram encontradas em Pirangi – Parnamirim, Sagi – Baía Formosa, Barra de Maxaranguape – Maxaranguape e Búzios – Nísia Floresta.
Relembre:
Os exames foram feitos pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária-DDA/SDA localizado em São Paulo e os resultados foram encaminhados na noite desta segunda-feira (29) ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (IDIARN).
Devido ao decreto de estado de emergência zoossanitária, emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil, é fundamental manter os cuidados orientados.
As autoridades pedem que as pessoas que eventualmente tiveram contato com aves encontradas mortas ou doentes em área litorânea coloquem-se automaticamente em isolamento por dez dias e contatem um serviço de saúde da sua região.
Algumas recomendações são importantes:
- Não tocar, recolher, resgatar ou receber aves mortas ou doentes em área litorânea;
- Caso encontre alguma ave nestas condições: doentes (cambaleantes) ou mortas, ligar para 190 ou para (84) 99147-6645 ou passar as informações para o email protocoloidiarn@gmail.com.
- Cuidado com fontes de informações não confiáveis. Em caso de qualquer dúvida, consultar canais e perfis oficiais para checar a informação
- Repasse essa informação aos frequentadores de praias, funcionários de hotéis, pescadores, moradores e demais envolvidos
TCM Notícia