Mais uma pesquisa eleitoral foi divulgada neste 2 de março de 2022, a qual mostra que o presidente Jair Bolsonaro já diminuiu para 8 pontos percentuais a diferença entre ele e Lula na corrida presidencial. E assim, as últimas pesquisas vêm destruindo o clima de “já ganhou” dos esquerdistas, aquela ilusão de que Lula seria presidente de férias. A recuperação do presidente Bolsonaro é prova de que quanto mais for mostrada a verdade, com as ações do Governo Federal chegando em todos os cantos e recantos do País – encontrados literalmente abandonados -, mais a situação vai mudar em favor do atual mandatário. O povo, quando toma conhecimento da verdade, começa a rever pensamentos equivocados, plantados de forma orquestrada por meio de uma manipulação das informações nunca vista antes no Brasil. E assim, muda também seu posicionamento político. A bem da verdade, se formos fazer um comparativo do que já foi feito por Bolsonaro em apenas 3 anos de governo, mesmo em meio a mais grave crise sanitária dos últimos 100 anos, já ultrapassa em muito o realizado em 14 anos pela esquerda brasileira.
E aqui no nosso sofrido RN, um certo nervosismo nos bastidores do poder estadual. Contavam como certo essa disparada de Lula e, veem agora, o cenário mudando. E a citar Fátima Bezerra, surgirão nos próximos dias, novos concorrentes, pois, os que analisam a cena política potiguar e têm pretensões antagônicas, já perceberam que ela é uma candidata vulnerável à derrota. Já são mais de 3 anos de mandato e ainda não disse a que veio. Nem o salário dos servidores conseguiu colocar em dia ainda. Sua única “grande obra” é falar mal do governo Bolsonaro. Vivemos uma das piores gestões em toda a história do RN.
JEAN PAUL PRATES
Um grande político, preparado e de grande conhecimento para representar o RN no Senado Federal. Mas vai ser barrado pelo seu partido, o PT, e não terá o direito de ser votado. Perde o Estado, um bom parlamentar. Talvez um de seus erros tenha sido não percorrer o território potiguar e se mostrar mais. Por outro lado, a governadora na ânsia querer renovar o mandato, tem leiloado a vaga de senador. Já praticamente nas mãos de Carlos Eduardo Alves, se eleito.
EZEQUIEL FERREIRA
Presidente da Assembléia Legislativa do RN caminha célere para ser o candidato a governador, pela oposição, nas eleições de outubro vindouro. Nada ainda oficializado, mas este escrevinhador, conversando recentemente com um político que há muito militam nesta seara, e ele me disse que o citado parlamentar contar hoje com 60% de chances de vir a ser o nome a ser lançado para enfrentar Fátima Bezerra, de quem ainda continua meio que aliado.
ODAIR DINIZ
O servidor público do Estado da Paraíba, Odair Diniz, já vereador por 2 mandatos em Caicó e num destes presidente da Câmara, da mesma forma que a federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM/RN), filho de família humilde tendo sido criado apenas por sua mãe, tem bela carreira política neste município. No pleito passado, o de 2018, foi candidato a deputado federal pelo Solidariedade e obteve 7.851 votos.
ODAIR DINIZ II
Sem conseguir votos o suficiente para chegar ao Planalto Central, ele dedicou-se aos estudos no período em que estava sem mandato de vereador e hoje é bacharel em Direito. Para 2022, está colocando seu nome de novo à disposição do povo do Rio Grande do Norte como pré-candidato a deputado estadual pelo partido União Brasil 35 (antigo Partido da Mulher Brasileira – PMB) e tem Caicó como sua base eleitoral. Que alcance êxito.
UMARIZAL
‘Raimundo Pezão’ prefeito, continua com sua gestão de vento em popa e se diferencia, para melhor, de todas as outras que por lá já passaram. Administra o município vivenciando as coisas junto à população. Ouvi os anseios de todos. Daí se consolida cada vez mais como um grande líder. É de boa convivência, acessível a boa conversa e discussão sobre qualquer assunto e não se curva diante de problema a surgir. Sempre disposto.
SALOMÃO GOMES
Gestor público de Felipe Guerra, em primeiro mandato. Garante seu espaço e mantém altíssima avaliação perante a população. Administração que agrada a todos e daí que não será surpresa em 2024, ali acontecer, pela a primeira vez na história, uma eleição com candidato único. É o que mostram os levantamentos feitos. Trabalha sem radicalismo e sem perseguição a quem quer que seja. Trilha caminho certo.
JOSÉ AGRIPINO
Ex governador e ex-senador pelo RN, até bem pouco tempo vinha se mantendo afastado da cena política e sequer participava de qualquer conversa sobre este assunto. Tive notícias de que nos últimos dias vem realizando reuniões em Natal. Mas ainda não falou em candidaturas. Pelo visto, não abandonou a vida pública. E começa analisar o cenário onde, com certeza fará parte das decisões a serem adotadas com vistas às próximas eleições. É aguardar.
BRENNO QUEIROGA
Engenheiro civil, pré candidato a governador, segue com sua peregrinação pelo Estado, onde concede entrevistas aonde chega. Já são mais de 40 municípios visitados. Diz estar acreditando no crescimento do seu partido, o Solidariedade. No ano de 2018, em apenas 45 dias de campanha obteve mais de 100 mil votos. Tem tudo para superar em muito este número. E enquanto isto, os políticos tradicionais a cochilar.
EDILSON DA PRIMAVERA
Recebi nesta quarta-feira, 02, na minha sala de trabalho, a visita deste edil, do município de Baraúna. Elegeu-se em 2020 por meio de seus próprios méritos. Representa com mais afinco a comunidade de Primavera, cheia de dificuldades. Mas tem desenvolvido esforços e levado benefícios ao seu povo. Por aqui, conversamos bastante e, lógico, a política como cardápio principal. Um encontro bastante agradável e dizer a ele que volte sempre.
JÚNIOR ALVES
Prefeito de Caraúbas, em conversa com este escrevinhador, na manhã desta quarta-feira, 2, disse ter traçado seu destino no que tange a deputado estadual. Já fechou acordo com o Dr. Kerginaldo Jácome, lá das bandas do alto oeste. E aí se dá por encerrado as especulações acerca de quem ele vai apoiar nas eleições de 2022. Citou também nomes como o de Rogério Marinho. Reiterou ser prego batido e ponta virada. Tá tudo definido. Voltaremos ao assunto.
ALDEIRTON PEREIRA
Fui pego de surpresa nesta quarta-feira, 02, com a mensagem enviada por uma pessoa, dando conta do falecimento de Aldeirton Pereira, vitimado por um infarto. Isto me causa uma grande tristeza. Era um grande amigo e de muitos anos, já beirando umas 4 décadas de que nos conhecíamos. Acompanho bem a história de vida deste rapaz, hoje convidado por Deus para fazer parte dos seus planos no reino dos céus. Aldeirton foi um dos primeiros com quem fiz amizade ao chegar em Mossoró, na década de 80. E de lá para cá nunca deixamos de ter contato. Até porque era um comerciante no ramo de óticas e sempre que podia eu passava lá para batermos um papo. Não fazem muitos dias, ficamos até por volta de meia noite no Espetinho do Bira ali na Felipe Camarão, jogando conversa fora. Era um cidadão que, quando nos encontrávamos, tínhamos muitos dedos de prosa. Lamentavelmente ele partiu e nos deixou uma lacuna muito grande. É assim a vida do ser humano aqui neste terreno. Desejo descanso em paz para o amigo e rogar a Deus, consolar todos seus familiares, em especial Dona Fátima, a esposa.