Pesquisa PoderData realizada de 28 a 30 de agosto de 2022 com 3.500 entrevistas mostra que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) empatam tecnicamente em intenção de votos no 1º turno entre o eleitorado que já assistiu a alguma propaganda de um candidato à Presidência. O petista e o presidente têm, respectivamente, 43% e 41% de intenções de voto nesse segmento. No grupo dos que não viram os comerciais, o petista tem 47% ante 29% de Bolsonaro.
Para chegar aos números acima, o PoderData fez duas perguntas aos entrevistados na pesquisa –“Você já viu ou ouviu alguma propaganda eleitoral dos candidatos a presidente no rádio ou na televisão?” e “se a eleição fosse hoje, você votaria em qual dos candidatos?”– e cruzou as respostas. Clique nos links abaixo para saber como elas foram respondidas, individualmente:
- Lula e Bolsonaro ficam estáveis pós-JN, debate e propaganda;
- PoderData: 60% viram e 36% não viram propaganda eleitoral.
Há várias hipóteses para o empate técnico entre Lula e Bolsonaro nesse grupo de 60% dos entrevistados que já ouviram ou viram as propagandas eleitorais. Uma explicação seria a de que esses eleitores já seriam os que iriam mesmo votar em Bolsonaro. Isso não se confirma, entretanto, em todos os recortes de estratificação dos dados. No Sul, onde Bolsonaro tem bom desempenho geral, só 51% assistiram ao programa (9 pontos abaixo da média nacional). No Nordeste, local em que Lula vai bem, 62% assistiram aos comerciais (taxa acima da média).
Eleitores de baixa renda e de baixa escolaridade, por outro lado, assistiram às propagandas com menos frequência e tendem a votar menos em Bolsonaro no 1º turno. Estes grupos devem estar impactando negativamente o desempenho do presidente entre os que não tiveram contato com as propagandas.
Uma possibilidade ainda a ser confirmada é que os comerciais de Bolsonaro, nesta fase da campanha, possam ter sido mais eficazes do que os de Lula. Outra hipótese é a de que os eleitores que mais dizem assistir à propaganda eleitoral são os mais engajados com temas políticos. E, nesse caso, os bolsonaristas seriam, neste momento, os que mais vocalizam a intenção de voto em seu candidato.
A veiculação de propagandas eleitorais na televisão e no rádio começou na última 6ª feira, 26 de agosto. Lula é o candidato com direito a mais tempo de propaganda na TV e no rádio. Bolsonaro é o 2º.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 28 a 30 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 308 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-06922/2022.
Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Poder 360