in

BOLSONARO PREPARA UM GOLPE 

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro reuniu ontem cerca de 40 embaixadores de países que têm representações instaladas no Brasil e alguns dos seus ministros para fazer um ataque às urnas eletrônicas, ao TSE e ao STF. Com transmissão ao vivo pela TV Brasil, o presidente falou durante cerca de 40 minutos, utilizando-se de slides que eram mostrados em um telão, ele disse com todas as letras que as eleições no Brasil não são confiáveis e deixou subentendido que desse jeito não tem como haver eleições esse ano.

UMA COISA BIZARRA 

Fica até difícil classificar o que aconteceu ontem. Nunca antes na história desse País ou mesmo na história mundial aconteceu algo tão bizarro. Um presidente que reúne embaixadores para anunciar que as eleições serão roubadas. Sem nenhuma prova. Repetindo os mesmos e velho argumentos que já foram robustamente rechaçados, um a um, pela Justiça. Bolsonaro mentiu sobre os episódios, inventou bizarrices, ignorou os resultados de todas as investigações, tudo isso para criar sua versão mentirosa de que o Brasil corre algum tipo de risco.

UMA VERGONHA MUNDIAL 

O que Bolsonaro fez na tarde de ontem foi uma insensatez sem tamanho. O que o Brasil assistiu ontem foi o presidente da República reunir os representantes internacionais para rebaixar o nosso País a uma situação de vergonha mundial. O próprio presidente reunindo o mundo para dizer que o seu País é uma casa de mãe joana. O que Bolsonaro tinha como objetivo com a palhaçada de ontem foi mostrar que não existe no Brasil eleições confiáveis, mas o que ele fez de verdade, foi expor ao mundo o quanto somos motivo de piada, o quanto estamos sem rumo e sem governo.

O QUE RELATARÃO OS EMBAIXADORES? 

Os embaixadores ouviram a explanação presidencial calados e silenciosos deixaram a cerimônia e voltaram para suas embaixadas. Eu fico imaginando o que esses embaixadores escreverão hoje nos seus relatórios e enviarão aos governos dos seus países. Para Bolsonaro o ideal é que eles escrevessem o quanto o Brasil corre risco de virar um País comunista ou que a justiça brasileira está orquestrando roubar o resultado da eleição para impedir que o povo o reeleja. Mas, na verdade, penso que os relatórios terão em seu conteúdo um anúncio aterrador de que o Brasil está sendo governado por um lunático e que podemos ter alguma loucura em breve envolvendo o País.

ELEIÇÃO NÃO VAI ACONTECER 

O que está claro é que Bolsonaro prepara um golpe. Claríssimo. No discurso de ontem e em muitas oportunidades anteriores, o presidente disse com todas as letras e com muita clareza, que do jeito que está, a eleição não vai acontecer. Ontem, Bolsonaro afirmou que não tem como serem realizadas eleições no Brasil sem o TSE alterar o modelo atual das urnas eletrônicas. Bolsonaro insiste para que o TSE acate as sugestões do Ministério da Defesa sobre as urnas e que se dê às Forças Armadas a tarefa de tutelar as eleições, inclusive com direito a fazer uma contagem paralela dos votos. O mais completo absurdo. Bolsonaro quer que um Ministério do seu governo, com pessoas que ele controla, tenha o controle da eleição. Eleição essa em que ele será candidato.

AS FALAS DE BOLSONARO SÃO CLARAS 

Escrevam aí o que estou afirmando, porque estou convicto disso. Bolsonaro vai tentar impedir que as eleições se realizem. De um jeito ou de outro ele vai tentar dar esse golpe. Na sua fala de ontem, ele convocou seus eleitores para dar o passo decisivo. Disse que no 7 de setembro do ano passado, ele ainda não estava pronto, as forças do bem do Brasil precisavam de mais tempo para saber o que tinham que fazer e agora estão pronto. Ele pediu que Deus desse coragem para fazer o que tinha de fazer. Basta ver o que disse Bolsonaro numa de suas falas no dia de ontem: “Eu peço a Deus mais do que sabedoria. Eu peço força para resistir. E coragem para decidir. Aprendi, na minha vida militar, que pior do que uma decisão mal tomada é uma indecisão. Tenho certeza, posso errar um dia, mas jamais errarei por omissão!”.

VAI SER ANTES DA ELEIÇÃO 

Todos os sinais estão claros, apontam para um golpe. E Bolsonaro não vai esperar para depois das eleições, com risco de estar derrotado nas urnas. Seu projeto é agir antes, decretar por algum motivo o cancelamento das eleições e buscar no Congresso uma decisão que prorrogue os mandatos dos atuais governantes. É possível que seja gerado em breve algum fato que chame a atenção, que será usado como argumento para o cancelamento das eleições. Um ato de violência mais grave, um confronto, qualquer coisa que seja, mas que seja a motivação para parar o processo eleitoral.

QUEM EMBARCA NESSA GOLPE 

E o que é mais grave nisso tudo é que o Ministério da Defesa, que representa as Forças Armadas, dê aval a essa loucura. O Ministro Paulo Sérgio Nogueira estava lá no evento de ontem com os embaixadores e tem mandado sucessivos ofícios ao TSE insistindo em que as Forças Armadas tenham a tutela da eleição. E ele próprio já disse mais de uma vez que o Brasil precisa de eleições em que todos possam confiar, sem isso a democracia não existe. A leitura é a mesma do que Bolsonaro vem dizendo. Isso só pode significar que o plano de dar um golpe possa ter amparo além da cabeça de Bolsonaro. Amparo militar com a Defesa referendando o discurso de ruptura. Amparo político com o Arthur Lira e o Centrão dispostos a tentar levar o Congresso nessa aventura.

VAMOS AGUARDAR 

Para concluir. A situação é grave. A democracia brasileira corre sério risco. O presidente da República está disposto a cometer um ato de loucura. Resta saber se as instituições e as forças democráticas desse Brasil assistirão omissos ou farão alguma coisa. O roteiro está todo delineado. Vamos aguardar.

Avatar photo

Postado por Neto Queiroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ministério da Justiça suspende 180 empresas de telemarketing por serviço abusivo

Resumo das principais ações realizadas pelo Governo Municipal de Felipe Guerra na última semana