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Brasil se tornou mercado de ‘desova’ de carros da China, diz chefe da Anfavea

Importação de veículos chineses cresce 30% e desafia fábricas brasileiras

Foto: Leonardo Lara

O mercado automotivo brasileiro enfrenta uma crescente pressão devido à crescente importação de veículos elétricos, especialmente os fabricados pela chinesa BYD. Em dezembro de 2024, cerca de 70 mil veículos elétricos não vendidos estavam estocados nos portos brasileiros. Atualmente, esse número caiu para aproximadamente 50 mil unidades. Esse movimento reflete o impacto da BYD no mercado nacional, que tem mostrado um crescimento expressivo e representado uma mudança significativa no cenário das importações no Brasil.

O aumento das importações de veículos no país é notável. As montadoras locais, incluindo Fiat, Peugeot, Nissan, Jeep e Volkswagen, defendem ações que possam conter o avanço da produção de veículos elétricos chineses no Brasil. De acordo com as empresas, esse fenômeno está pressionando a indústria local, que teme perder competitividade em meio ao influxo de importados com preços mais acessíveis, especialmente com a expectativa de que as alíquotas de importação possam aumentar no futuro.

Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), afirmou que o Brasil precisa encontrar um equilíbrio entre o uso da importação e a preservação da competitividade das fábricas locais. “Nós, como fabricantes locais, muitas vezes utilizamos esse mecanismo de importação, mas não podemos perder competitividade em razão das alíquotas baixas”, destacou o dirigente. Segundo Leite, a antecipação das importações por parte das montadoras chinesas, visando evitar o aumento de impostos, acelerou ainda mais a chegada dos modelos ao mercado nacional.

Os números confirmam o impacto. Em 2024, os emplacamentos de carros importados no Brasil somaram 466,5 mil unidades, marcando um aumento de 33% em comparação com o ano anterior. Este é o maior volume de importações registrado na última década, sendo que cerca de 200 mil dessas unidades são de modelos eletrificados, em sua maioria, provenientes da China.

A disputa por mercado entre as montadoras locais e as importações chinesas segue aquecida, com as empresas nacionais clamando por uma proteção maior para garantir a continuidade da produção interna e a competitividade frente aos importados, especialmente no segmento dos veículos elétricos.

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Written by Eryx Moraes

Eryx Moraes é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

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