A Prefeitura de Mossoró participou na manhã desta quinta-feira (18) da caminhada da inclusão, dentro da programação do projeto “Mossoró Inclusão”, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR). O asfalto garante acessibilidade às pessoas que têm mobilidade reduzida e à população em geral.
A caminhada teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da inclusão social e celebrar o asfalto novo e demais conquistas no âmbito do município no tocante à inclusão e acessibilidade.
Participaram do evento membros das entidades envolvidas, autoridades locais e a comunidade. A caminhada percorreu ruas ao entorno da Apae no bairro Abolição II, celebrando a conquista do asfalto que promove acessibilidade e chamando a atenção para a causa da inclusão.
“Cada asfalto que chega é a garantia da acessibilidade das pessoas que andam de cadeira de rodas, que têm uma mobilidade reduzida, que não conseguiam ir e vir, e hoje conseguem. É uma luta antiga para que os apaianos, as pessoas que são assistidas na Apae, pudessem ter essa garantia do direito. E chega esse asfalto, mas muito mais do que asfalto, a Apae é uma instituição que tem parceria com a Prefeitura que destina mensalmente um valor de apoio aos serviços que são prestados na instituição”, destaca Petras Vinícius, assessor especial da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).
A parceria entre Prefeitura, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR) demonstra o compromisso com a promoção de uma sociedade mais inclusiva.
“A caminhada celebra várias conquistas, uma delas é a questão da acessibilidade, nesse momento de inclusão e parceria com a Prefeitura de Mossoró, com a instituição. A gente começou essa caminhada no asfalto que a Prefeitura promoveu ano passado, na festa de 50 anos da Apae, e a acessibilidade é uma coisa que a gente está sempre construindo na sociedade, então é uma prática”, frisou Alexandre Souza, presidente da Apae Mossoró.
A iniciativa visa combater o preconceito e a discriminação, promovendo a igualdade de oportunidades para todas as pessoas. “Essa pista (asfalto) era um sonho antigo que a Prefeitura concretizou. Minha filha é cadeirante, participa da Apae desde pequena, e a dificuldade era muito grande para chegar aqui. Agora os problemas acabaram, a gente vai e vem normalmente com minha filha na cadeira de rodas como se estivesse andando. Agradecemos à Prefeitura de Mossoró”, concluiu a dona de casa Girlene Soares, mãe de Flávia Vitória, assistida pela Apae.
A colaboração ativa entre essas instituições ressalta a importância de unir esforços e recursos em prol de ações que visam tornar a sociedade mais justa e acolhedora para todos os cidadãos. “É um momento de muita importância para a gente que trabalha com a inclusão, ver hoje essa rua com acessibilidade é um momento de agradecer à gestão municipal por ter tido a sensibilidade de facilitar a vida das pessoas que aqui são atendidas pela Apae. Além do momento também de visita ao terreno, onde será construída a sede própria da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR). É um momento de a gente agradecer. E as famílias conhecerem e, de certa forma, comemorarem essa conquista da associação”, ressaltou Graça Nunes, presidente da AMOR.
“Estamos muito felizes com esse momento, uma caminhada abençoada que fala da importância do fortalecimento com essas associações. Precisamos caminhar juntos porque eles estão diariamente lá e precisamos ouvi-los no que diz respeito ao tocante à inclusão. Projeto idealizado e pensado pela gestão. E hoje estamos aqui com mais essa ação, quase finalizando o mês, nós teremos muito mais até o final de abril. Durante o ano todo mostramos a inclusão nos nossos equipamentos, nas nossas ruas, por onde passamos, porque a inclusão se faz assim”, declarou a primeira-dama, professora Cinthia Pinheiro, idealizadora do programa “Mossoró Inclusão”.
É importante destacar que todos os eventos promovidos pela Prefeitura têm como prioridade a inclusão e acessibilidade, seja na Estação das Artes com o piso intertravado, com rampas de acessibilidade, a presença de intérprete de libras, área para pessoa com deficiência.
Na saúde, o município avança com a construção de quatro CAPS. O Centro Especializado em Reabilitação (CER) está com todos os serviços e especialidades médicas em pleno funcionamento, destacando o atendimento do neuropediatra.