O Rio Grande do Norte registrou volumes de chuva de até 245 milímetros em apenas 24 horas, conforme dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), às 7h15 desta quinta-feira (6). O maior acumulado foi registrado no município de Monte Alegre, na Região Metropolitana de Natal. As chuvas ocorreram entre a manhã de quarta-feira e a manhã de quinta-feira, afetando diversas áreas do estado, especialmente no Agreste e Leste.
Municípios do Agreste, como Jandaíra (96,4 mm), Lagoa Salgada (93,0 mm), Sítio Novo (77,0 mm) e Santa Maria (60,8 mm), também registraram volumes significativos. Na região Leste, Canguaretama se destacou com 107,6 mm, seguido de Ceará-Mirim (93,4 mm), São Gonçalo do Amarante (88,2 mm) e Goianinha (78,4 mm). A capital potiguar, Natal, teve chuvas de até 46,7 mm nas últimas 24 horas, o que gerou alagamentos em diversas áreas da cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), três quedas de árvores foram registradas em Natal até o início da manhã de quinta-feira: uma na zona Oeste, em Felipe Camarão; outra na Cidade Alta; e uma terceira na Avenida Hermes da Fonseca, no bairro Tirol, zona Leste da capital. A lagoa de captação de Panatis, na zona Norte, também transbordou, causando mais transtornos aos moradores da área.
A Avenida Juvenal Lamartine, na altura do Hospital Memorial, foi interditada devido a uma cratera que afetou parte da via e uma passagem de pedestres sobre o Canal do Baldo. A secretária de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, informou que os serviços de limpeza das lagoas de captação já foram iniciados para evitar mais problemas. A mesma secretária também explicou que o desmoronamento do calçadão e parte da ponte ocorreu devido à elevação da água no Canal do Baldo.
Além disso, o Relatório de Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), mostrou um aumento nos níveis de água das principais barragens do estado. A barragem Marechal Dutra (Gargalheiras) teve um incremento de 17 centímetros, atingindo 75,05% de sua capacidade, enquanto a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do RN, acumula 65,84% de sua capacidade total.
No Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, o corredor do Centro de Tratamento de Queimados foi alagado após um rompimento de cano de rede de abastecimento. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) esclareceu que o vazamento não foi causado pelas chuvas e que a manutenção foi realizada rapidamente, sem prejuízos aos serviços do hospital.
A previsão é de que as chuvas continuem afetando o estado nos próximos dias, o que exige atenção redobrada da população e das autoridades para minimizar os impactos desses eventos climáticos.