Em uma rara manifestação sobre a política nacional, o ex-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT-CE) compartilhou nesta quarta-feira (5) uma foto em suas redes sociais vestindo um boné com a frase provocativa: “Vão trabalhar, vagabundos”. A mensagem parece mirar tanto a direita bolsonarista quanto o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A postagem de Ciro acontece em meio à chamada “guerra dos bonés”, que tomou conta do cenário político brasileiro. Durante a abertura do ano legislativo, parlamentares governistas usaram bonés azuis com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, enquanto deputados da oposição responderam com bonés verde e amarelo com os dizeres: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”. Até o presidente Lula entrou na disputa ao publicar uma foto utilizando o acessório adotado por sua base de apoio.
Apesar da provocação de Ciro, a grande mídia praticamente ignorou sua manifestação, como tem feito nos últimos anos. Para muitos, trata-se de uma estratégia para mantê-lo fora do debate político, especialmente com as eleições de 2026 no horizonte.