Sol e chuva. Essa é a combinação perfeita para o agricultor não perder a plantação durante o inverno. “Quando temos um período muito longo de chuvas e não temos sol na mesma frequência, é ruim para o agricultor, ele perde parte da plantação”, afirma Francisco Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura de Mossoró.
Segundo ele, no ano de 2022 muitos agricultores em Mossoró perderam cerca de 50% da plantação por causa do excesso de chuvas. “Foram cerca de 2 hectares por agricultor, de plantação perdida, o equivalente a 35 sacas de milho ou feijão”.
“Neste ano, o inverno está favorável para a lavoura, porque está chovendo e também tem um longo período de sol”, afirmou.
Os agricultores encerraram a plantação deste ano no dia 19 de março, “é um dia propício para o agricultor, é dia de São José, pois geralmente chove, e é muito bom para as sementes se desenvolverem”, contempla o presidente do sindicato.
A colheita deve iniciar entre os meses de junho e julho, “é o período que as chuvas estão acabando, o milho e o feijão começam a secar e estão prontos para serem colhidos”.
TCM Notícia