in , , , ,

‘Contador de Lulinha’ e esposa ‘acertam’ 640 vezes na loteria e ‘sorte’ incomum é investigada

Operação investiga fortuna acumulada por João Muniz Leite e esposa após sucessos em jogos de loteria.

Foto: Reprodução

O contador João Muniz Leite, que teve ligações profissionais com Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, e foi testemunha chave no caso do triplex do Guarujá durante a operação Lava Jato, e sua esposa, Aleksandra Silveira Andriani, surpreenderam a todos ao serem contemplados incríveis 640 vezes na loteria entre os anos de 2019 e 2021, conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com informações provenientes de um inquérito da Polícia Federal, que serviu de base para a execução de buscas realizadas pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo, essa excepcional sequência de vitórias na loteria despertou suspeitas. Aleksandra acertou 462 vezes em jogos como a Mega Sena, Lotofácil e Quina, enquanto João Muniz Leite foi laureado em 178 ocasiões.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou uma série de transferências oriundas de empresas relacionadas ao casal para casas lotéricas, fortalecendo a suposição de que “valores provenientes das empresas possam ter sido utilizados para a aquisição de bilhetes de loteria”.

Os registros financeiros apontam que juntos, o casal realizou transações que ultrapassaram a marca de 525 milhões de reais entre os anos de 2020 e 2021.

Ligação com traficante e os mistérios dos prêmios milionários

Em um dos sorteios que estão sob investigação, João Muniz Leite participou de um bolão com o traficante de drogas Anselmo Becheli Santa Fausta, conhecido como Cara Preta, que foi tragado por uma emboscada na zona leste de São Paulo em dezembro de 2021.

Segundo informações do Coaf, uma parte considerável do prêmio obtido pelo traficante foi movimentada por empresas em nome de Mayra Marcílio Daher, para quem o contador Muniz também prestava serviços profissionais.

As autoridades estão examinando a possibilidade de que Muniz estivesse vinculado às empresas em nome de Mayra, onde Cara Preta transferiu os recursos do prêmio lotérico. Houve também descobertas de depósitos com origens questionáveis, feitos por empresas pertencentes à família de Muniz em casas lotéricas no valor total de 2 milhões de reais, bem como apostas realizadas ​​pelo contador e sua esposa, que somaram 2,5 milhões de reais, a maioria delas registradas em 2021, sugerindo a suspeita de possíveis atividades relacionadas à lavagem de dinheiro.

Além disso, a Polícia Federal desvendou que Cara Preta canalizou parte de seus recursos a empresas imobiliárias e construtoras, sendo que uma delas movimentou a impressionante quantia de 41 milhões de reais.

As movimentações vultuosas de Muniz e os desdobramentos da investigação

Após analisar 228 comunicações suspeitas distintas, o Coaf concluiu que as operações financeiras investigadas “estão de forma direta ou indireta ligadas ao investigado em questão (o contador), porém, a soma geral dos valores de 1.520.134.271,00 reais não pode ser atribuída exclusivamente a Muniz Leite.”

As investigações apontam que João Muniz Leite movimentou 137.140.640,00 reais entre 2020 e 2021, enquanto Aleksandra Silveira Andriani, sua esposa, movimentou 29.113.857,00 reais, ambos como pessoas físicas.

As empresas detidas pelo casal apresentaram movimentações financeiras na cifra de 359.524.366,00 reais.

Desafios na acusação do ‘contador de Lulinha’

Apesar de ser um dos alvos da Operação Fim da Linha, o ‘contador de Lulinha’ ainda não foi formalmente acusado.

O Gaeco informou que os promotores e a Polícia Civil estão em fase de apuração para determinar a extensão da participação de Muniz no caso e esclarecer os fatos por trás dessa sequência de eventos surpreendentes que ainda estão envoltos em mistério e intrigas.

Avatar photo

Written by Erinaldo Silva

Erinaldo Silva é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrições para o Festival Gastronômico de Tibau estão abertas até 14 de junho

CCJ da Assembleia Legislativa aprova Rota Turística do Caranguejo no RN