Uma nova pesquisa do PoderData revela um cenário preocupante para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 51% dos eleitores manifestando desaprovação à sua gestão. Este dado vem logo após outra pesquisa, realizada pela Genial/Quaest, em que a aprovação de Lula caiu de 52% para 47%, acentuando a tendência de perda de popularidade do petista.
De acordo com o levantamento do Poder360, esta é a terceira vez desde a posse de Lula, em janeiro de 2023, que a taxa de desaprovação supera a de aprovação. O cenário atual, contudo, é mais crítico: a diferença entre as taxas de aprovação e desaprovação é de 9 pontos percentuais, um número fora da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos.
A pesquisa também aponta que a queda na popularidade do presidente está especialmente ligada à perda de apoio entre grupos considerados esteios tradicionais de seu governo. Eleitores que votaram em Lula nas eleições de 2022, particularmente aqueles no Nordeste, demonstram uma insatisfação crescente com o andamento da gestão petista. Esses dados sugerem que, apesar de um forte apoio inicial, a estabilidade do governo pode ser mais frágil do que o esperado.