Neste Dia Mundial da Gentileza, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) visitou alguns equipamentos públicos, levando um pouco de carinho e atenção aos profissionais e assistidos.
“Gentileza gera gentileza. Essa ação já é feita no dia a dia, porque a Semasc, os assistentes sociais e os psicólogos fazem um trabalho muito importante e humanizado onde atendem ao público. Ter um dia sobre a gentileza salta, desperta nas pessoas a humanização que tem que acontecer, porque muitas vezes há um adormecimento no tocante à importância de acolher, de trabalhar melhor essa parte da humanização. Nós, enquanto Secretaria de Assistência Social e Cidadania, estamos hoje visitando nossos equipamentos, para trazer esse abraço e carinho por eles se dedicarem tanto a fazer por aqueles que mais precisam”, ressaltou a titular da Semasc, Evanice Fernandes.
Ao som de uma canção, um sorriso no rosto, um chocolate nas mãos e uma mensagem de otimismo. Atos tão singelos que tocaram os corações de quem recebeu. Foram quatro equipamentos visitados: o Núcleo Integral de Apoio à Criança (Niac), Acolhimento Institucional de Adolescentes (AIA), Casa de Passagem e o Abrigo Social para Pessoas em Situação de Rua.
“Estou ainda emocionada. É muito importante receber esse carinho em meio ao que a gente tem vivido. É com muita alegria que nós do Niac recebemos todos vocês”, declarou a cuidadora Mara Rúbia.
“Foi muito legal, muito importante até mesmo para os adolescentes assistidos, que foram para um passeio no último sábado, e agora é a continuação de um trabalho que a gente sempre faz com eles. Aqui é muito amor, muito carinho, e agradecemos pela visita”, disse a cuidadora do AIA, Cláudia Freitas.
“É fantástico, porque é trabalho que estamos vivenciando. São pessoas sem lares, famílias que estão precisando desse olhar, nem que seja um simples chocolate. Um olhar de amor para eles já é muito. O mundo precisa desse olhar. São pessoas que precisam desse dia de gentileza e que assim seja todos os dias. Eu sou muito grato por essa visita. Aqui é um trabalho bem árduo, todos juntos, sempre fazendo algo a mais, com amor, carinho e compreensão”, afirmou a diretora da Casa de Passagem, Sandra Soares.
“É uma oportunidade que os acolhidos hoje no Abrigo Social para Pessoas em Situação de Rua têm de vivenciarem esse momento de gratidão, para que possam, através dessa experiência, entrelaçar os relacionamentos interpessoais, cativar, por meio das músicas, da participação, esse laço da Semasc com os usuários”, pontuou Antônio Cristiano, técnico de nível superior.