A Disney anunciou na terça-feira (11.fev.2025) mudanças em seus programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), priorizando um foco maior nos “resultados comerciais”. A decisão foi comunicada aos funcionários em uma nota interna obtida pela Axios.
Entre as mudanças, a companhia deixará de exibir os avisos explicativos em filmes clássicos como Dumbo e Peter Pan, que contextualizavam os estereótipos presentes nas obras. O texto antigo afirmava que as produções continham “representações negativas e/ou maus-tratos de pessoas ou culturas” e que “esses estereótipos eram incorretos na época e continuam sendo incorretos hoje”.
Agora, o aviso será reduzido para um comunicado mais breve, alertando apenas que a obra pode conter “estereótipos ou representações negativas”.
A reformulação ocorre em meio a um movimento mais amplo no setor corporativo dos EUA. Desde 2024, ao menos 13 grandes companhias já encerraram ou reformularam suas políticas de DEI, pressionadas por fatores políticos e jurídicos.
Pressões políticas e revisão de políticas corporativas
Nos últimos anos, iniciativas de diversidade e inclusão se tornaram alvo de críticas nos Estados Unidos, especialmente de setores conservadores que argumentam que essas políticas criam divisões ou favorecem determinados grupos. Em resposta, diversas empresas têm reavaliado ou reduzido seus programas.
O Poder360 preparou um infográfico com a lista das companhias que seguiram essa tendência: