A situação financeira da Prefeitura de Areia Branca-RN é motivo de grande preocupação, mesmo com a atual gestão, sob o comando da prefeita Iraneide Rebouças, afirmando que o cenário é de equilíbrio e com recursos em conta. A realidade, porém, é bem diferente. O município encontra-se inscrito no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN), um registro que funciona como um “Serasa” para os municípios, sinalizando a inadimplência com a União.
A origem da dívida é a compensação indevida de R$ 6,2 milhões feita pela gestão de Iraneide Rebouças com a Receita Federal, em 2022. Com a atualização dos valores, a dívida pode atingir cerca de R$ 10 milhões. Como consequência dessa inadimplência, a Prefeitura está impossibilitada de realizar uma série de atos administrativos e de firmar novos contratos com o Governo Federal. Isso inclui a impossibilidade de receber recursos de convênios e realizar pagamentos relacionados a contratos em vigor, o que pode prejudicar o andamento de obras e investimentos necessários para a cidade.
Além disso, a gestão da prefeita Iraneide Rebouças não tem repassado informações essenciais sobre a situação fiscal do município para a equipe de transição do prefeito diplomado, Souza (União). O novo gestor tem enfrentado dificuldades para obter os dados necessários que permitam uma visão clara da real situação financeira de Areia Branca, o que dificulta o planejamento e a organização do futuro administrativo da cidade.