in , , ,

Dois anos após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, leitores refletem sobre democracia e política no Brasil

Foto: Sergio Lima / AFP

Nesta quarta-feira, 8 de janeiro de 2025, o Brasil relembra os atos antidemocráticos que culminaram nas invasões e depredações das sedes dos Três Poderes, em Brasília, protagonizados por manifestantes bolsonaristas. Dois anos após o ocorrido, o portal Mossoró News promoveu uma enquete com seus leitores para analisar a percepção sobre a democracia e o ambiente político atual do país.

Percepção da democracia no Brasil
Apenas 22% dos leitores enxergam uma democracia plena no Brasil. A maioria, 78%, tem uma visão mais crítica: 33% acreditam que o país vive uma ditadura disfarçada, 24% afirmam que a democracia está enfraquecida, e 21% avaliam que estamos sob autoritarismo evidente.

O papel do STF na democracia
Para 63%, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem enfraquecido a democracia brasileira. Apenas 24% enxergam um papel fortalecedor da corte, enquanto 8% consideram que a atuação do STF não tem impacto significativo. Outros 5% não souberam opinar.

Compromisso do governo Lula com o Estado Democrático de Direito
O governo Lula 3 é visto como pouco comprometido com a democracia por 61% dos participantes. Apenas 20% consideram o governo muito comprometido, enquanto 14% avaliam o compromisso como baixo, e 5% não têm opinião formada.

O papel do Congresso Nacional
Para 66%, o Congresso tem sido omisso na luta pelo fortalecimento da democracia. Outros 17% acreditam que o Congresso é apenas um pouco omisso, enquanto 14% consideram que ele não tem sido omisso. 3% não souberam responder.

Bolsonarismo e extrema-direita
Em relação à extrema-direita representada pelo bolsonarismo, 57% não a consideram uma ameaça à democracia. Já 29% veem o movimento como uma ameaça, enquanto 12% têm dúvidas, e 2% não opinaram.

Extrema-esquerda e sua relação com a democracia
A extrema-esquerda é vista como uma ameaça à democracia por 57% dos leitores. Outros 32% não concordam com essa visão, enquanto 7% estão em dúvida e 4% não opinaram.

Responsabilidade de Bolsonaro nos atos de 8 de janeiro
Sobre a responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro nos atos antidemocráticos, 52% não o consideram responsável, mesmo ele sendo indiciado em inquérito da Polícia Federal. Por outro lado, 38% veem total responsabilidade, 7% acreditam em possível envolvimento, e 3% preferiram não opinar.

Atuação do governo Lula nos ataques de 2023
A postura do governo Lula diante dos atos de 8 de janeiro de 2023 é amplamente avaliada como negligente, com 59% dos leitores expressando essa visão. Outros 28% não percebem nenhuma negligência por parte do governo, enquanto 3% acreditam que talvez tenha ocorrido algum grau de descaso. Um total de 10% dos participantes optou por não opinar sobre a questão.

Julgamento dos invasores pelo STF
Quanto aos julgamentos conduzidos pelo STF, 59% acreditam que não foram justos nem adequados. Outros 32% consideram os processos corretos e justos, enquanto 9% não souberam opinar.

A enquete evidencia o atual cenário de polarização política e as divergências sobre os rumos da democracia no Brasil. Dois anos após o 8 de janeiro, o debate sobre responsabilidades e o fortalecimento das instituições democráticas permanece em pauta.

Avatar photo

Written by Eryx Moraes

Eryx Moraes é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esvaziamento marca evento de Lula em memória aos atos de 8 de Janeiro

Fachin defende limites na atuação do STF em ato que lembra os ataques de 8 de janeiro